Projeto de VLT na Zona Norte de São Paulo é apresentado

A cidade de São Paulo pode ganhar uma linha de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na Zona Norte, ligando a Barra Funda ao Mandaqui. O projeto foi apresentado pelo arquiteto e urbanista Luiz Antônio Cortez, conselheiro do CAU-SP (Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo), durante o evento “VLT – Mobilidade e Requalificação Urbana”, realizado no Instituto de Engenharia no dia 16 de maio de 2024.

Detalhes do projeto

O VLT está previsto para atravessar bairros como Limão, Casa Verde e Imirim, com o objetivo de requalificar urbanisticamente essas áreas. O projeto é autofinanciado, com recursos provenientes da outorga onerosa do direito de construir. Isso significa que os proprietários de imóveis podem construir acima do coeficiente de aproveitamento básico estabelecido na legislação, mediante pagamento de uma contrapartida financeira ao município.

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  • A linha do VLT terá uma faixa semi-segregada na Avenida Engenheiro Caetano Álvares e visa promover o adensamento da região, principalmente em termos de moradias. Além do transporte, o projeto inclui melhorias na drenagem da via.

    Características da linha:

    • Extensão: 8 km
    • Número de estações: 12

    Estações previstas:

    • Mandaqui
    • Voluntários da Pátria
    • Conselheiro Moreira Barros
    • Imirim
    • Orense
    • Terminal Casa Verde
    • Belisário Campanha
    • Fórum Regional de Santana
    • Marques de São Vicente
    • Palmeiras-Barra Funda

    Infraestrutura e capacidade

    O pátio e o Centro de Controle Operacional (CCO) serão instalados na região da Marginal Tietê. A linha poderá transportar até 36 mil passageiros por dia. Os trens serão formados por comboios de cinco carros, com capacidade para 221 passageiros cada. A frota estimada é de 11 trens.

    Custo do projeto

    O projeto está orçado em aproximadamente R$ 2 bilhões.

    Impactos e benefícios

    O VLT na Zona Norte de São Paulo é projetado para melhorar significativamente a mobilidade urbana, reduzindo o congestionamento e promovendo o desenvolvimento sustentável da região. Com a integração de várias áreas através de um sistema de transporte eficiente e moderno, espera-se que a qualidade de vida dos moradores melhore, além de fomentar o desenvolvimento econômico local.

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