Programa da NASA financia estudos visionários, incluindo projeto de ferrovia lunar e tecnologias inovadoras

O Programa de Conceitos Avançados e Inovadores da NASA (NIAC) anunciou a seleção de seis estudos visionários para receber um financiamento de até US$ 600.000 cada, visando continuar os trabalhos nos próximos dois anos. Entre os projetos destacados está o FLOAT (Flexible Levitation on a Track), que visa criar a primeira ferrovia na Lua.

O projeto FLOAT propõe a utilização de trilhos flexíveis, que podem ser desenrolados diretamente no solo lunar, evitando grandes construções no local. O sistema operará de forma autônoma, com robôs magnéticos flutuantes sobre uma pista flexível de três camadas. Essa tecnologia inovadora poderá transportar cargas variadas e apoiar operações diárias de uma base lunar sustentável já na década de 2030.

Além do projeto FLOAT, outros estudos selecionados incluem ideias como um telescópio óptico baseado em fluidos, um foguete de plasma pulsado para viagens rápidas a Marte e um observatório de rádio de baixa frequência para estudar exoplanetas. Esses projetos representam conceitos inovadores que podem ser cruciais para futuras missões espaciais da NASA.

O Telescópio Fluidico (FLUTE) propõe a criação de um grande observatório óptico no espaço utilizando moldagem fluida de líquidos iônicos. O Foguete de Plasma Pulsado busca desenvolver um sistema de propulsão que utiliza pacotes de plasma gerados por fissão para impulsionar a nave. O Grande Observatório para Comprimentos de Onda Longos (GO-LoW) pretende utilizar uma mega-constelação de rádio telescópios de baixa frequência. Outros projetos abordam o uso de Energia de Célula Termoradiativa Radioisotópica e a distribuição de sensores baseados em pontos quânticos em uma vela solar.

Esses estudos representam uma classe fantástica de projetos da Fase II do programa NIAC, destacando o potencial de inovação e descoberta na exploração espacial.