17.8 C
São Paulo
terça-feira, maio 21, 2024

Prefeitura de SP promove ações para o Maio Amarelo

A Prefeitura de São Paulo promove, ao longo deste mês, ações e eventos para sensibilizar a população para hábitos e comportamentos educativos no trânsito, a fim de prevenir acidentes.

Pelo oitavo ano consecutivo, o mês representa um movimento internacional de luta pela redução da mortalidade e, neste ano, o tema da campanha mundial é “Paz no trânsito começa por você”.

Desde 2017, a Prefeitura realiza uma programação para envolver as pessoas a refletirem sobre a importância da Segurança Viária em seus deslocamentos diários. O Maio Amarelo é promovido pelas secretarias municipais de Mobilidade e Trânsito (SMT) e Executiva de Transportes e Mobilidade Urbana (SETRAM), CET, São Paulo Transporte (SPTrans) e Departamento de Transportes Públicos (DTP), além de parceiros do movimento.

Para destacar o apoio à causa, monumentos turísticos e prédios públicos também serão iluminados.

Confira alguns destaques da programação:

Contador de histórias – A história de Zig

Voltada para crianças de 3 a 6 anos, a história se passa em uma floresta de faz de conta. Lá, vive Zig, o personagem principal, que precisa ir até a Cidade das Cores. No trajeto, ele aprende regras de segurança do pedestre, descobre quem realmente é e finalmente retorna para a floresta. Para participar, é preciso fazer agendamento.

Teatro infantil – Um ET no trânsito

A peça conta a história de Etiene, que sofreu um acidente durante uma viagem
intergaláctica e veio parar no planeta Terra. Sem saber como se comportar no trânsito, conheceu dois amigos que irão ajudá-la a enfrentar os perigos da cidade. Durante a apresentação são abordados conceitos básicos de segurança e educação de trânsito, tais como travessia segura, circulação de pedestres e cuidados com o meio ambiente. Para participar, é preciso fazer agendamento.

Teatro de fantoches “O fantasma que virou vassoura”

A peça conta a história da menina Clara, que tem sua boneca roubada por um fantasma malvado, o Assombroso. Um fantasma do bem, o Boris, faz de tudo para ajudá-la a encontrar sua boneca e a exterminar o fantasma malvado, que além de roubar brinquedos das crianças, faz com que as pessoas se distraiam e sejam atropeladas. Antes, porém, a menina aprende com o Boris, noções de circulação e travessia segura. Para participar, é preciso fazer agendamento.

Espaço vivencial de trânsito – Ensino Fundamental l e ll

Atividades presenciais realizadas no EVT Caio Graco com alunos do Ensino Fundamental l e ll, que abordam, de maneira interativa, os vários aspectos que envolvem a mobilidade urbana, tais como a importância dos comportamentos seguros na circulação e travessia, a utilização de equipamentos de segurança, de se optar por formas de deslocamento alternativas e sustentáveis, o uso de transporte coletivos, entre outros. Para participar, é preciso fazer agendamento.

Atividades para pessoas com deficiência

As atividades têm o intuito de possibilitar a inclusão nos diferentes segmentos sociais: trabalho, escola e circulação independente, por meio de vivência em pista sinalizada, dinâmica em auditório, são transmitidos conteúdos para uma circulação independente e segura, respeitando as possíveis limitações. É preciso fazer agendamento.

Palestra mobilidade urbana e cultura da paz

A palestra faz uma trajetória da realidade do trânsito hoje, caracterizado pela violência, intolerância e impaciência, para uma realidade pacífica, caracterizada pela cooperação e harmonia, e suscita reflexões sobre como nossas atitudes resultam em uma mobilidade mais pacífica e solidária. Para participar, é preciso fazer agendamento.

Mímica

Ação educativa por meio de artes cênicas na rua para o público em geral. Técnica utilizada, exclusivamente, por meio da comunicação não verbal, transmitindo orientações a respeito de segurança no trânsito, dirigidas aos pedestres, ciclistas e condutores em geral, de forma lúdica e bem-humorada. É aberta ao público.

Teatro para adulto: Entre pedestres e lobos

Peça de teatro onde os espectadores são convidados à reflexão sobre atitudes cidadãs, bem como, sua responsabilidade na transformação das relações humanas no trânsito. Fechada por agendamento.

Educação de trânsito para pessoa idosa

A Vivência de Educação de Trânsito, realizada no EVT Caio Graco, visa sensibilizar, de forma alegre e interativa, idosos e acompanhantes, sobre as questões relativas à circulação, travessia seguras e prevenção de quedas dentro e fora de casa. Fechada por agendamento.

Jogos educativos

Atividades realizadas em eventos externos, como praças, parques, escolas, entre outros, de forma lúdica pedagógica, onde são abordados os conceitos de segurança no trânsito e cidadania. Entre os jogos educativos oferecidos estão: pintura em desenhos sobre os temas abordados; jogo dos 18 erros; cruzada no trânsito. Aberta ao público.

Travessia inclusiva

Ação educativa na rua, vivência como pessoa com deficiência física-visual para o público em geral. A ação educativa promove uma vivência junto aos munícipes, sensibilizando-os para a importância da convivência e aceitação do processo de inclusão social da pessoa com deficiência visual e física para a percepção da realidade dessas pessoas, no aprendizado da abordagem e ajuda diária. Aberta ao público.

Mini-circuito de bike

Ação educativa junto aos escolares de Educação Infantil. Em um circuito limitado por cones, as crianças após receberem instruções e colocarem os capacetes, montam nas bicicletas e pedalam até a faixa de segurança, onde devolvem as bicicletas e fazem a travessia a pé. O objetivo é apresentar noções básicas de segurança do ciclista, como uso de capacete e utilizar locais seguros para pedalar. Aberta ao público.

SAMU

Durante as vivências realizadas no EVT Caio Graco, no CEU Três Pontes e CEU Quinta do Sol, os profissionais do SAMU atuarão junto aos participantes com o intuito de: informar sobre os riscos de acidentes domésticos envolvendo crianças e como evitá-los, sensibilizar sobre a importância do autocuidado enfatizando a prevenção de acidentes, destacar a importância da educação para mobilidade e de escolhas que priorizem uma mobilidade segura, informar os números de emergência e a importância de evitar trotes. É preciso fazer agendamento.

Atividades do Departamento de Educação para Condutores

Ação Óculos Simulador de Embriaguez

Dia 3 de maio, da 11h30 às 13h30, na altura do nº 900 da Avenida Paulista.

Atividade aberta ao público onde serão realizadas ações que envolvem coordenação motora, como atravessar um circuito sinuoso e/ou andar sobre uma linha reta utilizando os óculos simuladores de embriaguez. A ação será executada pela equipe de instrutores e educadores do Departamento de Educação de Condutores (DCO) e tem o objetivo de alertar a população sobre os perigos e riscos de conduzir veículos após o consumo de álcool, além de conscientizar a todos sobre a importância de condutas responsáveis, a preservação da vida e a prevenção de sinistros de trânsito.

Curso Motociclista Seguro

Dia 7 de maio, das 08h30 às 13h30, no CETET (sala D6 e Pista de Treinamento).

Por meio de agendamento, o curso compreende módulos teórico e prático e tem como objetivos desenvolver atitudes de segurança e da prática de cidadania pelo motociclista. No módulo teórico são abordados temas como: mobilidade urbana, sinalização de trânsito, técnicas de pilotagem segura e prevenção de sinistros. O módulo prático é realizado na pista de treinamento com motocicletas da CET, os exercícios propiciam a correção de vícios e posturas que interferem na segurança do motociclista.

Curso Pedalar com Segurança

Dia 14 de maio, das 08h30 às 16h30, no CETET (sala D6 e Pista de Treinamento), com agendamento.

O curso visa orientar o ciclista sobre os aspectos de segurança e sobre as técnicas ao pedalar, bem como reconhecer e compreender como utilizar a estrutura cicloviária da cidade e a importância dos cuidados com a bicicleta e seu uso como um veículo no compartilhamento seguro do espaço viário.

O curso é destinado aos ciclistas com idade a partir de 16 anos que utilizam a bicicleta para deslocamento em atividades profissionais e de lazer ou interessados pelo tema. O curso possui módulo teórico e prático.

Curso Pilotagem Segura

16/05/24 das 08h30 às 13h30 módulo teórico (sala D6)
17/05/24 das 08h30 às 13h30 módulo prático (Pista de Treinamento CETET)

Curso com agendamento que compreende módulo teórico e prático e que tem como objetivo levar os motociclistas a identificarem os comportamentos seguros, as atitudes de respeito e proteção aos outros condutores e pedestres, bem como conhecerem e praticarem técnicas de pilotagem segura como forma de gerenciamento dos riscos envolvidos na condução da motocicleta.

Carga horária: 16 horas (08 horas de módulo teórico e 8 horas de módulo prático).

Segurança no trânsito e qualidade de vida presencial e virtual

Com agendamento, a palestra ministrada a empresas ou instituições tem como objetivo promover a reflexão sobre a importância da adoção de atitudes seguras e solidárias, visando a melhoria das condições de circulação no trânsito e da qualidade de vida dos seus usuários. O público alvo são motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. Carga horária: 1 hora.

Segurança no trânsito e saúde mental

De forma presencial e virtual durante todo o mês de maio, por agendamento, a palestra é ministrada a empresas ou instituições para a reflexão sobre o tema aos colaboradores. O estresse provocado pelo comportamento dos usuários do espaço viário tem o potencial de provocar impactos na saúde, tanto física como mental. Voltado a pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas, a palestra tem carga horária de 1 hora.

Pelas redes sociais da Companhia (Twitter, Facebook, Instagram), os internautas serão lembrados do Maio Amarelo em São Paulo.

Acompanhe a programação oficial do Maio Amarelo na capital paulista pelo site da CET.

Participe e dê o exemplo para fazer do trânsito um ambiente mais seguro! E sempre faça a escolha pela vida!

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Eduardo Paulino
    Eduardo Paulinohttps://eduardopaulino.com
    Paulistano, empresário, aquariano e prestativo. É apaixonado pelos temas marketing digital, mobilidade urbana, recursos humanos e empreendedorismo. É o criador dos sites de mobilidade do Grupo PLN. Quer entrar em contato com o Eduardo? Conecte com ele no LinkedIn ou envie um e-mail para eduardo@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    ESCREVA SEU COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    SIGA-NOS

    6,317SeguidoresSeguir
    28,236SeguidoresSeguir
    439InscritosInscrever
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS