18.8 C
São Paulo
segunda-feira, maio 27, 2024

Prefeitura de Sorocaba receberá 50 ônibus elétricos zero quilômetro através do PAC Seleções

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Urbes – Trânsito e Transportes, está prestes a receber um grande impulso para sua frota de transporte público. Com a aprovação da proposta encaminhada no início deste ano, a cidade será contemplada com a aquisição de 50 ônibus novos, 100% elétricos, por meio do Novo Programa de Aceleração do Crescimento – PAC Seleções, uma iniciativa do Governo Federal na categoria Modalidade Urbana Sustentável.

O anúncio dos municípios beneficiados foi feito durante um evento em Brasília na quarta-feira (8), onde Sorocaba foi selecionada para receber os veículos e infraestrutura de carregamento. Além dos ônibus, o município também irá adquirir 10 carregadores, totalizando um investimento de R$ 150 milhões. Os recursos serão provenientes de fundos federais, com uma pequena contrapartida municipal.

O próximo passo será a análise das condições para a liberação do repasse financeiro, seguido pela entrega da frota, cuja data ainda não foi definida.

De acordo com a Urbes, a medida é vantajosa para o município, que já é reconhecido por sua operação de ônibus elétricos. Além dos benefícios ambientais, a transição para veículos elétricos resultará em redução de custos na operação do transporte coletivo.

Atualmente, Sorocaba já possui 47 ônibus com tecnologia Euro 6, que emitem menos poluentes, além de três ônibus totalmente elétricos. Com a adição dos novos veículos, a frota total de transporte público coletivo na cidade chegará a 418 veículos, operando em 132 linhas, sob responsabilidade das empresas BRT Sorocaba, Consor e City. Desde o ano 2000, o número de ônibus em circulação aumentou significativamente, passando de 300 para os atuais 418.

O investimento faz parte de um programa mais amplo do Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR), que beneficiará 532 municípios brasileiros com um total de R$ 18,3 bilhões. A renovação de frota é apenas uma das áreas contempladas pelo PAC Seleções, que também inclui abastecimento de água, urbanização de favelas, prevenção a desastres naturais e regularização fundiária.

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Igor Roberto
    Igor Robertohttps://noticiando.net/
    Paulistano, empreendedor e pai. Formado em gestão pública e graduando em Direito. É fascinado por temas relacionados a mobilidade urbana e o transporte público. É o redator de conteúdo dos sites de mobilidade do Grupo PLN. Quer entrar em contato com o Igor? Envie um e-mail para igor@grupopln.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    ESCREVA SEU COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    SIGA-NOS

    6,317SeguidoresSeguir
    28,236SeguidoresSeguir
    439InscritosInscrever
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS