Nesta quinta-feira, 2 de maio, a Prefeitura de São Paulo divulgou que a capital registrou as primeiras quatro mortes de motoqueiros em vias onde foram instaladas as chamadas “faixas azuis” de segurança aos motociclistas.
Três dessas mortes ocorreram na Avenida dos Bandeirantes, enquanto uma ocorreu na Avenida 23 de Maio, ambas localizadas na Zona Sul da cidade.
A implantação da faixa azul na Avenida dos Bandeirantes, realizada em agosto de 2022, fazia parte do plano piloto de implantação dessas vias de segurança na cidade. Esta avenida é conhecida pelo alto tráfego de motocicletas, com um fluxo de 1.653 motos por hora durante o horário de pico, no sentido Bairro/Centro, segundo dados da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego). Apesar da sinalização destinada a oferecer maior segurança aos motociclistas, a via registrou ocorrências fatais.
Já na Avenida 23 de Maio, a implantação da sinalização azul exclusiva ocorreu em janeiro de 2022. Durante o primeiro ano após a implantação, essa via não havia registrado nenhuma morte de motociclista.