17.8 C
São Paulo
terça-feira, maio 21, 2024

Prefeitura de São Paulo autoriza táxis tipo pick-up

A Prefeitura de São Paulo, através do Departamento de Transporte Público (DTP), anunciou a autorização para veículos tipo pick-up operarem como táxis na cidade. Essa nova opção de transporte foi estabelecida por meio de um decreto assinado pelo prefeito Ricardo Nunes, em resposta a uma demanda da categoria.

A portaria publicada define os procedimentos para homologação das caminhonetes cabine-dupla para uso nos serviços de táxi, incluindo categorias Comum, Comum Rádio, Executivo e Especial. Esses veículos foram autorizados para atender especificamente a demanda de passageiros que frequentam aeroportos, rodoviárias e centros de compras, onde a necessidade de transportar bagagens e compras é comum.

Para que as pick-ups sejam homologadas, há critérios específicos a serem cumpridos. Além de serem cabine-dupla e terem quatro portas, devem ter uma capacidade mínima de 680 litros na caçamba, potência mínima de motor de 100 cavalos, uso de capota impermeável e dispositivo de fixação para impedir a movimentação da carga durante a viagem, entre outros requisitos. É proibida a instalação de kit gás na caçamba do veículo.

É importante ressaltar que os taxistas não podem cobrar nenhum valor adicional pelo transporte de itens na caçamba. O valor da corrida deve ser determinado de acordo com a bandeira tarifária da categoria do táxi.

Homologação

O DTP ressalta que, antes da aquisição de qualquer caminhonete para inclusão em alvarás de estacionamento de táxi, é obrigação do interessado verificar no Departamento se o modelo de pick-up escolhido já está homologado para inclusão na categoria pretendida ou se atende aos critérios de homologação estabelecidos da portaria.

Os taxistas podem solicitar a homologação de caminhonetes cabine dupla para utilização como táxi, desde que esses veículos atendam aos requisitos mínimos estabelecidos no Manual de Procedimentos Técnicos para Veículos Caminhonete/Pick-up, presente na Portaria SMT/SETRAM/DTP nº 091/24 e disponível neste link

O procedimento deve ser realizado pelo e-mail dtpprotocolo@prefeitura.sp.gov.br ou presencialmente no setor de protocolo do DTP, na Rua Joaquim Carlos, 655 – Pari.

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Eduardo Paulino
    Eduardo Paulinohttps://eduardopaulino.com
    Paulistano, empresário, aquariano e prestativo. É apaixonado pelos temas marketing digital, mobilidade urbana, recursos humanos e empreendedorismo. É o criador dos sites de mobilidade do Grupo PLN. Quer entrar em contato com o Eduardo? Conecte com ele no LinkedIn ou envie um e-mail para eduardo@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    ESCREVA SEU COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    SIGA-NOS

    6,317SeguidoresSeguir
    28,236SeguidoresSeguir
    439InscritosInscrever
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS