Operação delegada na Avenida Paulista: queda significativa nos crimes e investimentos em segurança

A Operação Delegada, implementada na Avenida Paulista, registrou uma notável queda de 45% no número de furtos e roubos de celulares na região, no período de julho a novembro de 2023. Os dados foram apresentados pelo sub-prefeito da Sé, coronel Álvaro Batista Camilo, juntamente com o presidente da Associação Paulista Viva, Livio Giosa, e o vice-presidente Antonio Carlos Franchini, durante um evento no qual também foram delineados os próximos passos da operação.

Além da redução nos crimes relacionados a celulares, os dados apresentados também revelaram uma diminuição geral da criminalidade de 2022 para 2023, registrados no 78° DP. Houve uma redução de 30% em outros roubos (873 ocorrências a menos), 22% em roubos de veículos (5 ocorrências a menos), 16% em outros furtos (-1.761 ocorrências) e 25% em furtos de veículos (126 ocorrências a menos).

Os resultados positivos são atribuídos à adesão voluntária à Operação por parte de policiais militares, policiais civis, guardas civis metropolitanos e bombeiros que integram a Polícia Militar. Em janeiro de 2023, havia cerca de 97 PMs (27%) por dia, enquanto em dezembro desse mesmo ano, aproximadamente 164 PMs (56%) estavam em atividade. Em janeiro de 2024, 194 PMs atuaram por dia (106%).

O investimento em Segurança Urbana e na Atividade Delegada também tem sido uma prioridade. Em 2017, o município investiu R$ 45 milhões, e para 2024, esse valor está orçado em 297 milhões de reais, representando um aumento de mais de 660% em sete anos.

Recentemente, a Secretaria Municipal de Segurança Urbana de São Paulo definiu áreas estratégicas para pagar adicional de 30% por hora trabalhada por agentes de segurança em seus períodos de folga, na chamada Operação Delegada. A Avenida Paulista contará com um reforço de 215 agentes de segurança.

Os próximos passos incluem acompanhamento e monitoramento das atividades, instruções e treinamentos para capacitação dos Policiais Militares, visitação in loco de todas as subprefeituras, atendimento das demandas locais, difusão de instruções e orientações de segurança, além de melhorias no relacionamento com as instituições vinculadas à segurança pública.

Deixe um comentário