Obras de acessibilidade iniciam no Terminal Metropolitano Jabaquara

A partir desta quinta-feira (02/05), o Terminal Metropolitano Jabaquara, operado pela Next Mobilidade e gerenciado pela EMTU, passará por obras de acessibilidade com o intuito de proporcionar mais conforto e segurança aos cidadãos, especialmente às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Durante as intervenções, algumas linhas serão remanejadas para garantir a segurança e melhor atendimento aos usuários.

Com uma média diária de 24 mil passageiros, o terminal receberá melhorias que incluem o nivelamento do piso, atualização do piso tátil e direcional, instalação de rampas e escadas com corrimãos de aço inox em ambos os lados, além de corrimãos com identificação em braile. Nos sanitários, serão feitas adaptações para garantir a acessibilidade, como a instalação de portas com entrada independente, barras de apoio e adequação dos interfones de acesso.

Estima-se que as obras sejam concluídas até o fim de julho.

Alteração operacional de linhas

As obras terão início pelas plataformas A e B. Durante esse período, a linha do Orca Zoo será remanejada para a área ao lado do bicicletário, enquanto a linha Centro Paralímpico será remanejada para o ponto do lado externo do terminal. O embarque e desembarque da linha 290 (Terminal Metropolitano Diadema) será transferido da plataforma B para a plataforma C.

Posteriormente, após a conclusão das adequações de acessibilidade nas plataformas A e B, os trabalhos serão estendidos às plataformas C, D e E. Durante esse período, a operação da linha 289 Diadema (Terminal Metropolitano Piraporinha) – São Paulo (Terminal Metropolitano Jabaquara) será suspensa, contando, no entanto, com reforço nas linhas 288 e 290.

Corredor ABD

O Terminal Jabaquara faz parte do Corredor ABD, que conecta São Mateus a Jabaquara, com extensão de Diadema ao Brooklin, totalizando 90 km de conexão entre as zonas sul e leste de São Paulo. Com nove terminais metropolitanos e 153 paradas ao longo dos corredores, o Corredor ABD desempenha um papel crucial na mobilidade da região.

Deixe um comentário