Prefeitura de Campinas inaugura nova rota cicloviária Florence II – Pirelli”

Campinas celebrou a inauguração da rota cicloviária Florence II – Pirelli, um novo trecho de 1 km que interliga outras rotas cicloviárias da cidade. O novo trajeto começa ao lado da Estação BRT Rossin e termina próximo à Estação BRT Florence, possibilitando a integração com o Terminal BRT Satélite Íris e, por consequência, com o transporte coletivo. O anúncio foi feito pelo prefeito Dário Saadi em 15 de maio, durante uma gravação de vídeo.

O prefeito destacou a importância de conectar as novas ciclovias às já existentes, aumentando a mobilidade dos ciclistas na cidade. Com esta inauguração, Campinas atinge 102,38 km de rotas cicloviárias, incluindo ciclovias, ciclofaixas, ciclorrotas e calçadas compartilhadas.

Vinícius Riverete, presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), enfatizou a importância da conectividade entre as rotas cicloviárias e a integração com o transporte coletivo. Esta iniciativa faz parte das comemorações dos 250 anos do município e das atividades do Movimento Maio Amarelo 2024, que promove a segurança no trânsito.

O trajeto da rota cicloviária Florence II – Pirelli começa na ciclofaixa da Avenida Valdemar Bento de Oliveira e passa pela Avenida Nelson Ferreira de Souza, próximo à Estação BRT Rossin. Segue como ciclovia pela Rua Heloísa Prato Galbiatti e depois como ciclofaixa pela Rua Vicente Marchi até a Rua Lúcio Esteves, próxima à Estação BRT Florence e à Pirelli. A rota conecta-se com outras ciclovias importantes da cidade, incluindo a Pirelli – Sirius e a Pirelli Satélite Íris, proporcionando acesso ao Terminal BRT Satélite Íris e à ciclovia da Bela Aliança.

Os investimentos na rota cicloviária Florence II – Pirelli somaram R$ 445,4 mil, sendo executados pela empresa A. C. Pizziolo Engenharia Ltda. Além desta entrega, Campinas prevê mais duas inaugurações de rotas cicloviárias em maio: a rota cicloviária Garcia – Aurélia (1,70 km) e a ciclovia Vila União (3,4 km).

Outras rotas cicloviárias em execução incluem:

  • Campos Sales (0,7 km)
  • Avenida Mercedes Benz – Terminal Ouro Verde (8,5 km)
  • Parque Prado (2,6 km)
  • Campina Grande – São Luiz (2,95 km)
  • Garcia – Londres (1,84 km)
  • José Bonifácio (440 metros)

A cidade ainda planeja várias novas rotas, como as do Parque Ecológico “Hermógenes de Freitas Leitão” – Barão do Café/Mata Santa Genebra (4,8 km) e Parque Via Norte (4,7 km), entre outras. Estas ações fazem parte da celebração dos 250 anos de Campinas, que incluirá 250 realizações até 14 de julho de 2024, promovendo a qualidade de vida dos habitantes e visitantes.

Deixe um comentário