O Metrô de São Paulo anunciou a habilitação de um consórcio para a extensão da Linha 15-Prata de monotrilho até o Ipiranga e Jacu-Pêssego. Conforme comunicado no site da empresa, o Consórcio Telar/Consbem/Gros – Telecom foi o vencedor da licitação para implantar sistemas de telecomunicações e controle na expansão da linha 15-Prata. A proposta apresentada foi de R$ 105 milhões (R$ 105.213.309,97).
As obras da extensão leste já estão em curso, incluindo a instalação das vigas guia. Enquanto isso, a extensão até o Ipiranga encontra-se na fase de montagem dos canteiros de obra. Recentemente, o Metrô assinou um contrato para alargar uma avenida na Zona Leste, visando dar continuidade à construção.
Após a conclusão das duas extensões, o monotrilho terá uma extensão total de 21,1 km e contará com 14 estações. A Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) está trabalhando para entregar o trecho Vila Prudente-Ipiranga até setembro de 2026, juntamente com o trecho Jardim Colonial-Boa Esperança. Por sua vez, o trecho Boa Esperança-Jacu-Pêssego está previsto para ser concluído em setembro de 2027.