inDrive registra crescimento de 36% em entregas no Brasil e aumenta investimentos

A inDrive, uma plataforma global de mobilidade urbana, está intensificando seus investimentos no mercado brasileiro. Desde a introdução da categoria de entregas para last mile durante a pandemia, a empresa tem registrado um crescimento significativo. Entre 2022 e 2023, houve um aumento de 36% nos pedidos, passando de 1,09 milhão para 1,39 milhão, com capitais como São Paulo, Recife, Curitiba, Brasília e Campo Grande liderando o mercado.

De acordo com Fernando Lucas Santos, gerente sênior de desenvolvimento de negócios de entrega na inDrive Brasil, o país representa 7% do negócio global da empresa, com grande potencial de crescimento. Enquanto outros países não receberam todo o investimento do ano anterior, o Brasil está recebendo um aumento de 250% no investimento em marketing para campanhas digitais voltadas à aquisição de usuários e motoristas, refletindo um plano agressivo de expansão.

Fundada em 2013 em Yakutsk, na Sibéria, a inDrive nasceu como uma alternativa aos altos preços cobrados por taxistas em condições climáticas extremas. Inicialmente um grupo que se comunicava via redes sociais para oferecer caronas, a ideia evoluiu para um aplicativo de mobilidade que agora está presente em 46 países, incluindo 15 na América Latina.

A vertical de entregas da inDrive surgiu para atender a demanda do mercado durante a pandemia, oferecendo uma solução de delivery para pequenas empresas em distâncias curtas. Após um período de testes na Ásia, o serviço foi lançado no Brasil no final de 2020. Sem utilizar algoritmos complexos, a plataforma permite que usuários e motoristas negociem o valor das entregas, com base em um preço sugerido pela quilometragem.

A modalidade permite a entrega de pacotes de até 20 kg a qualquer hora do dia, e os usuários podem visualizar o perfil dos entregadores antes de aprovar o valor final. Existe também a opção de autolance, que facilita a escolha com base no preço. A taxa de desvio de entregas é de apenas 1%, segundo Santos.

Atualmente, o serviço de entregas no Brasil está disponível em cerca de 200 cidades, representando 7% do negócio global da inDrive. Em 2020, o serviço estava limitado a apenas 10 cidades. A empresa criou uma subvertical chamada inDrive Delivery, voltada para clientes corporativos em São Paulo e Rio de Janeiro, oferecendo um serviço personalizado com rastreamento, preço fixo por quilômetro, e outros benefícios.

Com uma base de 100 mil entregadores ativos que utilizam carros, motos ou bicicletas, a plataforma cresceu 25% entre 2023 e 2024. A meta mensal da inDrive é adicionar mil novos profissionais e aumentar a base de usuários em 95% este ano.

Em 2023, a inDrive lançou o New Ventures, um braço de capital de risco e fusões e aquisições, visando expandir seu portfólio de soluções. Fernando Lucas Santos revelou que sugeriu algumas empresas brasileiras para futuras aquisições.

Deixe um comentário