Nesta quinta-feira (9), motoristas das empresas Santa Zita e Nova Transportes, do Sistema Transcol, realizaram uma paralisação na Grande Vitória. Isso afetou a circulação de ônibus em Viana, parte de Cariacica, e linhas troncais em Serra, Vitória e Vila Velha.
Por volta das 7h50, o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Espírito Santo (Sindirodoviários) começou a liberar a saída dos veículos das garagens após marcar uma reunião com representantes das empresas.
No total, 340 veículos não saíram das garagens desde as 3h, sendo 240 da Nova Transportes e 100 da Santa Zita. Muitos passageiros enfrentaram atrasos de mais de uma hora, gerando filas nos terminais, dificultando a ida ao trabalho e até mesmo a hospitais.
Os motoristas reivindicam:
- Críticas ao uso do ponto virtual, que exige que o rodoviário utilize o próprio telefone e internet para marcar o horário de trabalho;
- Alegações de assédio moral;
- Questionamentos sobre o aumento de “linha cruzadas”, onde os motoristas operam em várias linhas diferentes durante um turno, ao invés de permanecerem no mesmo ônibus e na mesma linha.
O Secretário de Mobilidade Urbana, Fábio Damasceno, lamentou o impacto na população, afirmando que a Ceturb não foi informada da manifestação. Ele destacou a importância do diálogo e afirmou que a secretaria está disposta a conversar para encontrar soluções.
A Ceturb-ES, responsável pelo sistema, está em contato com as empresas do consórcio para garantir o atendimento à população. Porém, as empresas envolvidas negam os pontos específicos reivindicados pelos motoristas.