O governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Parcerias e Investimentos (SPI), deu o aval ao projeto do trem de passageiros entre São Paulo e Santos. Essa iniciativa representa um marco significativo no desenvolvimento da infraestrutura de transporte no estado, promovendo uma alternativa eficiente e sustentável para a ligação entre a capital paulista e o litoral.
Alternativas de traçado
Segundo o governador Tarcísio de Freitas, estão sendo estudadas três alternativas de traçado para vencer o desnível da Serra do Mar e viabilizar a nova linha de passageiros:
- Ligação por Paranapiacaba: Esta opção envolve a ligação da capital a Santos por meio de Paranapiacaba, com trens alcançando até 80 km/h. O ponto de partida seria o Brás.
- Ligação pelo extremo sul da cidade até Mongaguá (Santos Imigrantes): Neste cenário, a ferrovia partiria de Santos e seguiria até Mongaguá, utilizando a faixa de domínio da Rodovia dos Imigrantes.
- Ligação pelo extremo sul da cidade até Mongaguá (Pinheiros): Similar ao cenário anterior, esta opção também partiria de Santos e seguiria até Mongaguá, porém, partiria de Pinheiros.
Extensão e tempo de viagem
Nos dois últimos cenários, a ferrovia teria entre 115 e 130 quilômetros de extensão, proporcionando uma viagem mais rápida e direta entre São Paulo e Santos. O tempo estimado de viagem nessas alternativas seria de aproximadamente 1 hora e 30 minutos.
Previsão de lançamento do leilão
A previsão do governo estadual é lançar o leilão para a construção e operação do trem entre São Paulo e Santos em 2027. Este projeto representa um passo significativo para promover a integração regional, facilitar o acesso ao litoral e impulsionar o desenvolvimento econômico e turístico das regiões envolvidas.