Nesta segunda-feira, 13 de maio de 2024, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, dá início a uma “missão” para apresentar a investidores e bancos uma carteira de projetos de privatizações, concessões e parcerias em quatro eixos principais: água e energia, mobilidade, rodovias e social.
Segundo informações do Governo do Estado, Tarcísio de Freitas apresentará uma carteira de projetos estimada em mais de R$ 220 bilhões, com o objetivo de realizar 44 leilões até o final de 2026. Esses leilões incluirão linhas de trens metropolitanos da CPTM, linhas de ônibus intermunicipais, construção e operação de novas linhas de metrô, além da possível privatização da Sabesp, entre outras iniciativas.
Os estudos para a concessão à iniciativa privada das linhas de trens ainda operadas pelo estado pela CPTM já estão em andamento, conforme confirmado pelo Governo do Estado de São Paulo. Na área de mobilidade, após o recente leilão para a implantação do TIC (Trem Intercidades) capital-Campinas, ocorrido em fevereiro de 2024, as linhas 11, 12 e 13 da CPTM serão as próximas a serem concedidas para a iniciativa privada. Vale ressaltar que as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda já foram concedidas anteriormente.