A cidade de São Paulo alcançou um novo marco na eletrificação de sua frota de transporte coletivo. A SPTrans anunciou que a frota de ônibus elétricos com bateria cadastrada na capital chegou a 179 unidades nesta semana. Contando com os 201 trólebus que operam conectados à rede de fiação aérea, o total de veículos elétricos em operação é de 380.
Meta e desafios da eletrificação
Os 179 ônibus elétricos com baterias representam 6,88% dos 2,6 mil veículos planejados pela prefeitura para eletrificar a frota municipal até o fim de 2024. No entanto, o principal obstáculo para atingir essa meta é a falta de infraestrutura adequada nas garagens para recarregar as baterias dos ônibus elétricos, bem como a necessidade de atualizar as redes de distribuição elétrica dos bairros, que precisam ser convertidas de baixa para média e alta tensão.
Necessidade de infraestrutura
Para garantir que a carga dos ônibus elétricos não afete o fornecimento de energia para residências, hospitais e comércios, é essencial a instalação de subestações de energia nas garagens, similares às existentes nas estações de trem e metrô. Estudos da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) e da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) destacam essa necessidade. O financiamento dessa infraestrutura é um desafio, apesar da disponibilidade de R$ 5,75 bilhões em apoio para a compra dos veículos de várias fontes nacionais e internacionais.
Avaliação de novos modelos
Apesar dos desafios, a SPTrans está avaliando a entrada de novos modelos de ônibus elétricos. Entre eles estão modelos da Ankai (JAC Motors) e Higer, ambos de fabricação chinesa. Estes incluem ônibus de pequeno porte para linhas de bairro operadas por ex-cooperativas. Além disso, um ônibus superarticulado da chinesa BYD, montado em Campinas (SP), com capacidade para quase 200 passageiros, deve iniciar testes em breve.
Futuras adições à frota
A SPTrans também mencionou que a brasileira Eletra, que já equipa parte da frota elétrica em operação na cidade, ainda não apresentou oficialmente para testes o modelo de 21,5 metros articulado com baterias e o E-Trol, um modelo inovador de 21,5 metros que combina as funcionalidades de um ônibus com bateria e trólebus, podendo operar tanto conectado à fiação aérea quanto de forma independente.
No entanto, a MobiBrasil fez testes com um ônibus articulado da Eletra, o mesmo que foi apresentado pelo prefeito Ricardo Nunes em um evento na região do Pacaembu.