19.5 C
São Paulo
domingo, maio 19, 2024

Detran-SP e Fundação Pró-Sangue promovem campanha interna de doação de sangue

Na última quarta-feira (08/05), o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), em parceria com a Fundação Pró-Sangue Hemocentro de São Paulo, realizou sua primeira campanha interna de doação de sangue de 2024. O evento aconteceu no auditório da sede do Detran-SP, das 8h30 às 11h30, e contou com a participação de 83 colaboradores, resultando na coleta de 64 bolsas de sangue. É importante destacar que cada doação pode salvar até três vidas.

Delris Marques, doador voluntário da Diretoria de Atendimento, comentou sobre a importância da iniciativa: “Uma ação solidária assim deveria ser realizada por todos os órgãos públicos, já que a premissa da vida pública é servir ao cidadão. Além disso, saber que com um esforço mínimo consigo ajudar outras pessoas é muito gratificante. Recomendo a todos fazerem sua parte, pois um gesto simples pode transformar a vida de muitas pessoas.”

Os requisitos para se tornar um doador são:

  • Estar em boas condições de saúde;
  • Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos devem apresentar documentos necessários e formulário de autorização);
  • Pesar no mínimo 50 kg;
  • Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);
  • Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação);
  • Apresentar documento original com foto recente.

A doação de sangue é um processo fundamental para o armazenamento em bancos ou hemocentros, com o objetivo de ser utilizado posteriormente em transfusões. Essa iniciativa positiva para salvar vidas coincide com o engajamento do Detran-SP no Maio Amarelo, movimento internacional pela segurança viária.

Joyce Fernanda, doadora voluntária da Diretoria de Sistemas, relatou sua experiência: “Achei prático. Se as empresas tivessem essa ideia fantástica do Detran, o banco de sangue não ficaria com tanta baixa. Também parabenizo a equipe Pró Sangue, muito ágil e atenciosa no tratamento com os doadores. Sinta-se um herói ou heroína e seja um doador. Gotinhas que salvam vidas!”

Além de auxiliar na recuperação de vítimas de acidentes de trânsito, as doações permitem atender outras demandas de pacientes que necessitam de sangue. O aumento dos casos de dengue tem impactado negativamente os estoques do Estado, já que há diminuição de doadores devido ao impedimento para aqueles que tiveram dengue, além do aumento da necessidade de transfusão de sangue como parte do tratamento dos casos graves da doença. Atualmente, o estoque da Pró-Sangue opera com 40% da sua capacidade.

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Igor Roberto
    Igor Robertohttps://noticiando.net/
    Paulistano, empreendedor e pai. Formado em gestão pública e graduando em Direito. É fascinado por temas relacionados a mobilidade urbana e o transporte público. É o redator de conteúdo dos sites de mobilidade do Grupo PLN. Quer entrar em contato com o Igor? Envie um e-mail para igor@grupopln.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    ESCREVA SEU COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    SIGA-NOS

    6,317SeguidoresSeguir
    28,236SeguidoresSeguir
    439InscritosInscrever
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS