ViaMobilidade realiza formatura de 14 novas operadoras de trem para a Linha 5-Lilás de metrô

A ViaMobilidade realizou a formatura de 14 novas operadoras de trens na Linha 5-Lilás de metrô em São Paulo, nesta terça-feira (23), no Pátio Guido Caloi, ao lado da Estação Santo Amaro, em comemoração ao mês do Dia do Ferroviário, celebrado em 30 de abril. Com essa iniciativa, a concessionária atinge quase 40% de mão de obra feminina na área de tráfego, superando o percentual nacional de 22% no ano de 2023.

Desde fevereiro, a ViaMobilidade tem preparado as futuras operadoras por meio de um processo seletivo realizado a partir das inscrições pelo site da empresa. As colaboradoras passaram por 540 horas de treinamento, abordando temas como atendimento aos passageiros, inteligência emocional, políticas da concessionária, procedimentos de primeiros socorros, além da condução dos trens da Linha 5-Lilás.

De acordo com o Balanço do Setor Metroferroviário divulgado pela ANPTrilhos, a participação feminina no mercado de transporte sobre trilhos no Brasil diminuiu de 25% para 22% entre os dois últimos anuários. No entanto, a ViaMobilidade contrariou essa tendência, aumentando a representatividade feminina na área de tráfego na Linha 5-Lilás de 34,21% para 39,28%.

Com essa inclusão, a ViaMobilidade agora possui 168 operadores de metrô na linha, sendo 102 homens e 66 mulheres. O gerente executivo de atendimento da ViaMobilidade Linhas 5 e 17, Ricardo de Almeida, destaca a importância de espelhar a realidade do Brasil em seu quadro de funcionários, especialmente considerando que mais de 56% dos passageiros de trens e metrô no país são mulheres.

“Nossa meta é espelhar, em nosso quadro de funcionários, a realidade do Brasil. Mais de 56% dos passageiros, que usam os trens e metrô no país, são mulheres. E queremos esse reflexo aqui. Em janeiro, formamos uma turma formada somente por 24 novas AAS (agentes de atendimento e segurança), agora mais 14 novas operadoras e seguiremos nessa meta”, explica o gerente executivo de atendimento da ViaMobilidade Linhas 5 e 17, Ricardo de Almeida. 

A Linha 5-Lilás possui 17 estações ao longo de 20 quilômetros, conectando a região central à zona Sul da capital paulista, entre as estações Chácara Klabin e Capão Redondo. Em média, aproximadamente 580 mil passageiros utilizam a linha diariamente em dias úteis.

Deixe um comentário