Durante uma visita às obras do Pátio Morro Grande da Linha 6-Laranja do metrô, o governador Tarcísio de Freitas destacou o progresso significativo no projeto e aproveitou para falar sobre os planos para a futura Linha 16-Violeta, que está prevista para ligar a Cidade Tiradentes e Oscar Freire.
“Estamos avançando com bastante velocidade nas obras da Linha 6-Laranja, bem aderentes ao cronograma. Falta muito pouco para alcançarmos a estação Brasilândia, e já estamos discutindo a extensão da obra e a futura Linha 16, que atenderá a Zona Leste”, afirmou o governador.
O projeto da Linha 16-Violeta pode incluir um cruzamento com a Linha 6-Laranja na região da Mooca, com uma possível extensão da Linha 6 de São Joaquim até São Carlos. Além disso, está previsto que a Linha 16 cruze com a futura conexão da Linha 10-Turquesa da CPTM e, no futuro, com a Linha 13-Jade.
“A ideia é abrir uma proposta de manifestação de interesse e receber estudos para subsidiar uma nova concessão”, acrescentou o governador.
Anteriormente, Tarcísio mencionou planos de conceder a Linha 16-Violeta juntamente com a Linha 3-Vermelha do Metrô.
Inspirado na Linha 9 do Metrô de Barcelona, o novo projeto da Linha 16-Violeta contempla a escavação de parte de seu traçado por uma grande tuneladora, capaz de abrir caminho para um túnel com até quatro vias. Algumas estações também estão previstas para ter elevadores no lugar de escadas rolantes, visando melhor acessibilidade para os usuários.
* Com informações do Via Trolebus