A cidade de São Paulo está prestes a receber um reforço significativo em sua infraestrutura viária, com a implantação de mais quatro faixas azuis. As obras tiveram início nesta segunda-feira (15) e estão sendo realizadas nas avenidas Santos Dumont e Washington Luís, na Rua Santa Eulália e no Túnel Ayrton Senna I, com previsão de conclusão até o final de abril, conforme anunciado pela Prefeitura de São Paulo.
A Faixa Azul, uma inovação introduzida em São Paulo pela primeira vez em 2022, na Avenida 23 de Maio, tem como principal objetivo oferecer uma sinalização exclusiva para a circulação de motocicletas. Desde sua implementação inicial, o trecho onde a faixa está presente não registrou ocorrências de acidentes fatais envolvendo motociclistas, o que impulsionou a expansão do projeto para outros locais da cidade.
O corredor da Avenida Washington Luís contará com a Faixa Azul em três trechos no sentido Centro: entre a Avenida Interlagos e a Rua Lacedemônia; entre a Avenida Dória e a Rua Viaza; e entre a Rua Vieira de Morais e a Avenida dos Bandeirantes. Já a Avenida Santos Dumont, desde a Avenida Braz Leme até a Ponte das Bandeiras, terá a Faixa Azul em ambos os sentidos. Além disso, um trecho da Rua Santa Eulália, entre as avenidas Cruzeiro do Sul e Santos Dumont, também será contemplado com a Faixa Azul no sentido centro.
O túnel Ayrton Senna receberá a sinalização da Faixa Azul entre a Avenida Vinte e Três de Maio e a Rua Colentino Marques.
Atualmente, a cidade de São Paulo possui 90,1 km de Faixa Azul. Com a conclusão das obras deste mês, esse total aumentará para 98 km.
Ao todo, 28 vias foram aprovadas em março deste ano pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) para receberem a implementação das Faixas Azuis em São Paulo. Com isso, a previsão é de que sejam adicionados mais 120 km de Faixa Azul, totalizando 200 km até dezembro de 2024, proporcionando melhorias significativas na mobilidade urbana e na segurança dos motociclistas na cidade.
Confira as vias que receberam a aprovação da Senatran:
- Estrada de Itapecerica;
- Avenida Senador Teotônio Vilela;
- Avenida Engenheiro Armando de Arruda Pereira;
- Rua Vergueiro;
- Avenida Santos Dumont (entre Av. Braz Leme e Ponte das Bandeiras);
- Avenida Braz Leme;
- Rua Santa Eulália;
- Via Elevada Presidente João Goulart;
- Túnel Ayrton Senna I;
- Complexo Viário Maria Maluf;
- Viaduto Ministro Aliomar Baleeiro;
- Avenida Eliseu de Almeida;
- Avenida Salim Farah Maluf;
- Avenida Pirajussara;
- Avenida Professor Luiz Ignácio Anhaia Mello;
- Avenida Washington Luís;
- Avenida Inajar de Souza;
- Avenida do Cursino;
- Avenida Jornalista Roberto Marinho;
- Avenida Escola Politécnica;
- Avenida Doutor Gastão Vidigal;
- Avenida Aricanduva;
- Avenida Doutor Ricardo Jafet;
- Avenida Professor Abraão de Morais;
- Avenida Presidente Tancredo Neves;
- Avenida Governador Carvalho Pinto/ Avenida Dom Helder Câmara/ Avenida Calim Eid;
- Rua Sapetuba;
- Eixo Norte/Sul (Av. Moreira Guimarães; Av. Rubem Berta; Viaduto 11 de Junho; Av. 23 de Maio; Túnel São João Paulo II; Av. Prestes Maia; Passagem Tom Jobim; Av. Tiradentes; Av. Santos Dumont, entre a Av. Braz Leme e a Ponte das Bandeiras, e Ponte das Bandeira).
A Faixa Azul é um projeto-piloto criado para reduzir o número de acidentes graves e óbitos de motociclistas, inspirado em experiências da Malásia, de Copenhagen e de cidades australianas.
Autoridades de trânsito do México e das cidades de Porto Alegre (RS) e Feira de Santana (BA) estiveram na CET para conhecer o Faixa Azul. Recentemente, o projeto foi apresentado na Espanha durante conferência internacional de segurança para motos.