O ambicioso projeto de instalação de um corredor de ônibus na movimentada Avenida Aricanduva, em São Paulo, está avançando para uma fase crucial com a autorização para desapropriação emitida pela Procuradoria Geral do Município.
A portaria, que libera o Departamento de Desapropriações – DESAP para dar continuidade ao processo de desapropriação judicial, representa um passo significativo na concretização dessa importante iniciativa de mobilidade urbana.
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Os terrenos destinados à desapropriação estão localizados em áreas estratégicas nos bairros de Aricanduva, Carrão, Cidade Líder, Vila Matilde e São Mateus, abrangendo aproximadamente 16.733,33 metros quadrados. Essa medida é essencial para viabilizar a implantação do corredor de ônibus e garantir sua eficiência operacional.
O novo Bus Rapid Transit (BRT), com uma extensão estimada de 13,6 km, terá como objetivo principal promover a ligação entre as avenidas Radial Leste e o Terminal São Mateus da EMTU. Além disso, o projeto visa aliviar o congestionamento nas vias locais, facilitando o acesso ao transporte de alta capacidade nas duas pontas, incluindo a Linha 3-Vermelha e a Linha 15-Prata do metrô.
Com uma previsão de atender a uma demanda de 290 mil passageiros, o corredor de ônibus também apresentará inovações em sua infraestrutura, como paradas com pré-embarque. Essa medida permitirá que os passageiros realizem o pagamento da tarifa na própria parada, agilizando o embarque e desembarque dos coletivos e contribuindo para a eficiência do sistema de transporte público.