19.5 C
São Paulo
domingo, maio 19, 2024

Motorista Padrão Premium, do Grupo JCA, reconhece melhores práticas em direção

Reconhecer e multiplicar as melhores práticas em direção e atendimento ao passageiro são alguns dos principais objetivos da premiação Motorista Padrão Premium, desenvolvida pelo Grupo JCA.

Criado há dois anos, o programa avalia e premia os profissionais em três momentos durante o ano: mensalmente todos os motoristas que atingirem os requisitos garantem uma premiação; uma recompensa trimestral extra, quando batem os números por três meses consecutivos; e os que se mantiverem no alto nível de alcance dos requisitos, podem ser reconhecidos anualmente como um “Motorista Padrão Premium”. Todas as premiações pagas aos motoristas são em dinheiro.

Nessa semana, foram premiados os 50 motoristas que garantiram as melhores pontuações durante todo o ano passado. Ao lado de seus familiares, os profissionais puderam confraternizar e celebrar juntos o reconhecimento como “Motorista Padrão Premium”. O evento foi realizado em parceria com a Mercedes-Benz do Brasil, na sede da empresa no país, em São Bernardo do Campo.

Quem levou a premiação principal da noite foi Ricardo Severiano da Silva, motorista da Auto Viação 1001. O profissional agradeceu a oportunidade de celebrar esse momento com os colegas e descontraiu quando contou como conseguiu alcançar o primeiro lugar na ação. “Gente, é aquilo que a gente faz no dia a dia, aprende nos treinamentos e se eu puder dar uma dica é a seguinte: sigam as orientações dos instrutores. Eu jamais imaginava ser reconhecido aqui um dia. Só sigam dirigindo com muito cuidado e tranquilidade”, explica.

Wesley Mário do Santos, que é motorista da Viação Cometa e já está no Grupo JCA há mais de sete anos, também foi um dos premiados. Ele ressaltou a importância dos treinamentos para entregarem o melhor quando estiverem nas ruas. “Eu faço com muito amor. Saio de casa todos os dias para dar o meu melhor. Só tenho a agradecer a todos que contribuíram com o meu aprendizado de alguma forma para que eu chegasse até aqui”, declara.

Gratidão também foi o sentimento de Lúcio Santana Chaves, que apesar de pouco tempo de casa – quase dois anos, também salientou a importância não apenas do trabalho feito pelos instrutores durante os treinamentos e capacitações, mas também de ver que a empresa reconhece quem, assim como ele, segue em busca de aperfeiçoamento constante em suas funções. “Ver que a empresa dá essa oportunidade para a gente se desenvolver e reconhece quem consegue colher os melhores frutos é muito bom. Feliz demais em ter conquistado”, conta.

Como eles se tornam Motoristas Padrão Premium

O programa foi desenvolvido com o objetivo de reconhecer todos os esforços dos motoristas não apenas em seus desempenhos no dia a dia da operação, mas também por estarem sempre dispostos a se capacitarem cada vez mais por meio dos treinamentos oferecidos a eles. Outro ponto levado em consideração é a capacidade de multiplicar conhecimento, identificando pontos de melhorias em todos os profissionais, a fim de que estejam mais preparados para os desafios diários. Como critério de avaliação, foram considerados itens que dizem respeito tanto à performance técnica do motorista quanto o perfil comportamental com passageiros e colegas. As avaliações são mensais e há premiações a cada mês para todos os que atingirem os níveis exigidos pelo programa.

Todos os profissionais iniciam o mês com 100 pontos computados a seu favor. A partir daí, o motorista pode ou não ser despontuado a partir de condutas simples, mas não adequadas na direção e que podem comprometer a segurança da viagem. Multas, a falta de aderência a cursos de capacitação e reclamações diretas de passageiros também contribuem para que o profissional tenha sua nota reduzida. Por outro lado, os elogios dos clientes também têm força. Cada um garante dois pontos extras para o motorista.

As análises e pontuações são feitas e consolidadas em um sistema integrado entre os dados coletados dos veículos operados pelos motoristas e os critérios que mantêm ou descontam pontos do Programa Motorista Super Premium. Essa ferramenta fica disponível para consulta tanto dos profissionais quanto dos instrutores. É por meio dela que os colaboradores já podem ter ideia se conseguiram manter ao menos 90 pontos mensalmente – que é o que garante o profissional entre os premiados do mês. E se conseguir garantir essa ou pontuação superior em três meses consecutivos, o motorista recebe ainda premiações trimestrais, totalizando até 15 bonificações, ainda sem contar a anual.

Outra diretriz do Motorista Super Premium é a de identificação e capacitação a partir de oportunidades de melhoria dos motoristas. O Programa de Apoio Individual (PAI) identifica os profissionais que estão perdendo pontos muito rapidamente e os inclui nesse programa extra, a fim de oferecer suporte individual para contribuir com uma elevação de performance, isso por meio de atividades lúdicas individuais e em grupo, além de conteúdo teórico focado nos temas a serem desenvolvidos e que fazem parte da análise do Motorista Super Premium.

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Eduardo Paulino
    Eduardo Paulinohttps://eduardopaulino.com
    Paulistano, empresário, aquariano e prestativo. É apaixonado pelos temas marketing digital, mobilidade urbana, recursos humanos e empreendedorismo. É o criador dos sites de mobilidade do Grupo PLN. Quer entrar em contato com o Eduardo? Conecte com ele no LinkedIn ou envie um e-mail para eduardo@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    ESCREVA SEU COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    SIGA-NOS

    6,317SeguidoresSeguir
    28,236SeguidoresSeguir
    439InscritosInscrever
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS