Motorista Padrão Premium, do Grupo JCA, reconhece melhores práticas em direção

Reconhecer e multiplicar as melhores práticas em direção e atendimento ao passageiro são alguns dos principais objetivos da premiação Motorista Padrão Premium, desenvolvida pelo Grupo JCA.

Criado há dois anos, o programa avalia e premia os profissionais em três momentos durante o ano: mensalmente todos os motoristas que atingirem os requisitos garantem uma premiação; uma recompensa trimestral extra, quando batem os números por três meses consecutivos; e os que se mantiverem no alto nível de alcance dos requisitos, podem ser reconhecidos anualmente como um “Motorista Padrão Premium”. Todas as premiações pagas aos motoristas são em dinheiro.

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  • Nessa semana, foram premiados os 50 motoristas que garantiram as melhores pontuações durante todo o ano passado. Ao lado de seus familiares, os profissionais puderam confraternizar e celebrar juntos o reconhecimento como “Motorista Padrão Premium”. O evento foi realizado em parceria com a Mercedes-Benz do Brasil, na sede da empresa no país, em São Bernardo do Campo.

    Quem levou a premiação principal da noite foi Ricardo Severiano da Silva, motorista da Auto Viação 1001. O profissional agradeceu a oportunidade de celebrar esse momento com os colegas e descontraiu quando contou como conseguiu alcançar o primeiro lugar na ação. “Gente, é aquilo que a gente faz no dia a dia, aprende nos treinamentos e se eu puder dar uma dica é a seguinte: sigam as orientações dos instrutores. Eu jamais imaginava ser reconhecido aqui um dia. Só sigam dirigindo com muito cuidado e tranquilidade”, explica.

    Wesley Mário do Santos, que é motorista da Viação Cometa e já está no Grupo JCA há mais de sete anos, também foi um dos premiados. Ele ressaltou a importância dos treinamentos para entregarem o melhor quando estiverem nas ruas. “Eu faço com muito amor. Saio de casa todos os dias para dar o meu melhor. Só tenho a agradecer a todos que contribuíram com o meu aprendizado de alguma forma para que eu chegasse até aqui”, declara.

    Gratidão também foi o sentimento de Lúcio Santana Chaves, que apesar de pouco tempo de casa – quase dois anos, também salientou a importância não apenas do trabalho feito pelos instrutores durante os treinamentos e capacitações, mas também de ver que a empresa reconhece quem, assim como ele, segue em busca de aperfeiçoamento constante em suas funções. “Ver que a empresa dá essa oportunidade para a gente se desenvolver e reconhece quem consegue colher os melhores frutos é muito bom. Feliz demais em ter conquistado”, conta.

    Como eles se tornam Motoristas Padrão Premium

    O programa foi desenvolvido com o objetivo de reconhecer todos os esforços dos motoristas não apenas em seus desempenhos no dia a dia da operação, mas também por estarem sempre dispostos a se capacitarem cada vez mais por meio dos treinamentos oferecidos a eles. Outro ponto levado em consideração é a capacidade de multiplicar conhecimento, identificando pontos de melhorias em todos os profissionais, a fim de que estejam mais preparados para os desafios diários. Como critério de avaliação, foram considerados itens que dizem respeito tanto à performance técnica do motorista quanto o perfil comportamental com passageiros e colegas. As avaliações são mensais e há premiações a cada mês para todos os que atingirem os níveis exigidos pelo programa.

    Todos os profissionais iniciam o mês com 100 pontos computados a seu favor. A partir daí, o motorista pode ou não ser despontuado a partir de condutas simples, mas não adequadas na direção e que podem comprometer a segurança da viagem. Multas, a falta de aderência a cursos de capacitação e reclamações diretas de passageiros também contribuem para que o profissional tenha sua nota reduzida. Por outro lado, os elogios dos clientes também têm força. Cada um garante dois pontos extras para o motorista.

    As análises e pontuações são feitas e consolidadas em um sistema integrado entre os dados coletados dos veículos operados pelos motoristas e os critérios que mantêm ou descontam pontos do Programa Motorista Super Premium. Essa ferramenta fica disponível para consulta tanto dos profissionais quanto dos instrutores. É por meio dela que os colaboradores já podem ter ideia se conseguiram manter ao menos 90 pontos mensalmente – que é o que garante o profissional entre os premiados do mês. E se conseguir garantir essa ou pontuação superior em três meses consecutivos, o motorista recebe ainda premiações trimestrais, totalizando até 15 bonificações, ainda sem contar a anual.

    Outra diretriz do Motorista Super Premium é a de identificação e capacitação a partir de oportunidades de melhoria dos motoristas. O Programa de Apoio Individual (PAI) identifica os profissionais que estão perdendo pontos muito rapidamente e os inclui nesse programa extra, a fim de oferecer suporte individual para contribuir com uma elevação de performance, isso por meio de atividades lúdicas individuais e em grupo, além de conteúdo teórico focado nos temas a serem desenvolvidos e que fazem parte da análise do Motorista Super Premium.

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