Metrôs e trens seguem com volume de passageiros 24% abaixo do nível anterior à pandemia

Quatro anos após o início da pandemia, o transporte público sobre trilhos ainda lida com os impactos significativos, com o volume de passageiros de metrôs e trens urbanos permanecendo 24% abaixo do nível pré-crise. Embora em 2023 tenha havido um aumento de 6% no fluxo de usuários em relação ao ano anterior, totalizando 2,48 bilhões de pessoas, ainda não se atingiu os números de 2019.

O principal desafio para a recuperação do modal é atribuído ao fenômeno do home office, que impacta diretamente a demanda, uma vez que 65% dos passageiros costumavam se deslocar para o trabalho. A retomada varia conforme a linha e região, mas a perspectiva de retorno aos níveis pré-pandemia é incerta, devido às mudanças estruturais no comportamento dos usuários.

Operadoras como a CCR observam uma recuperação constante, com um aumento de 12% no tráfego em 2023, mas ainda operando 7% abaixo do período pré-pandemia. Em São Paulo, onde a movimentação está 20% abaixo de 2019, a persistência dos efeitos da pandemia pode impactar o planejamento da expansão das linhas.

Para entender melhor essas mudanças, o Metrô de São Paulo antecipou sua pesquisa de origem e destino, que começou no segundo semestre de 2023. Os resultados, previstos para novembro deste ano, ajudarão a compreender os novos padrões de deslocamento e subsidiarão o planejamento de expansão.

Apesar das incertezas quanto à recuperação total da demanda, as empresas continuam investindo em ampliações e melhorias na rede. Tanto o Metrô de São Paulo quanto a CCR relatam planos de investimentos robustos para este ano, visando não apenas expandir a infraestrutura, mas também aprimorar a qualidade do serviço para atrair novos usuários.

Embora o crescimento da malha ferroviária nacional tenha sido modesto em 2023, com um avanço de apenas 4 km, há expectativas positivas para 2024, com obras em andamento para 66 km de novas linhas. Caso essas entregas se concretizem, representarão um avanço significativo em relação ao ano anterior, com potencial para impulsionar a recuperação do transporte público sobre trilhos em todo o país.

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