Metrô inicia obras de ampliação da estação São Joaquim

O Metrô de São Paulo deu início, no último sábado, 6 de abril, às obras de ampliação da estação São Joaquim da Linha 1-Azul para implementar a ligação com a futura estação de mesmo nome da Linha 6-Laranja.

Nesta primeira semana, os trabalhos envolvem a colocação de tapumes na calçada da Rua Vergueiro, no sentido Centro, no trecho entre a Rua Dr. Siqueira Campos e 150 metros após a Rua São Joaquim.

  • Acompanhe o Mobilidade Sampa também nas redes sociais: estamos no X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube e LinkedIn. Se preferir, participe dos nossos canais no WhatsApp e Telegram para receber atualizações em tempo real.
  • Tem um negócio? Anuncie aqui e alcance milhares de leitores! Saiba mais
  • No dia 13 de abril, os tapumes serão ampliados e fechados na parte central da Rua Vergueiro, onde há uma ciclofaixa. Parte da calçada será preservada para o fluxo de pedestres, enquanto os ciclistas deverão compartilhar o passeio neste trecho, desmontados das bicicletas.

    A previsão é que esta fase da obra dure 150 dias e envolva o remanejamento de redes de utilidade pública, como água, esgoto, gás e energia elétrica.

    O Metrô espera que a nova ligação quadruplique a demanda de passageiros da estação São Joaquim da Linha 1-Azul, que atualmente recebe cerca de 25 mil pessoas em dias úteis, chegando a um público de aproximadamente 100 mil usuários.

    As obras serão conduzidas pelo Consórcio Telar/Construbase/GROS-São Joaquim, que assinou contrato em setembro de 2023.

    Em janeiro, a CETESB concedeu a Licença Ambiental de Instalação, permitindo o início das obras na antiga estação, inaugurada em 1975. A licença tem duração de seis anos, o que deve ser suficiente para a conclusão das obras dentro do prazo estipulado de 38 meses.

    Entretanto, o projeto enfrenta o risco de que a Linha 6-Laranja seja inaugurada em 2027 sem uma conexão direta entre as duas estações “São Joaquim”.

    Deixe um comentário