Nesta terça-feira, 2 de abril de 2024, o Metrô de São Paulo anunciou o adiamento da licitação 10019740, destinada à contratação de serviços técnicos especializados de engenharia para o desenvolvimento do projeto da Linha 20-Rosa.
A abertura das propostas, inicialmente programada para quarta-feira (3), foi transferida para o próximo dia 24 de março, às 14h00, em um edifício administrativo do Estado, em um processo presencial.
Após a seleção da empresa ou consórcio vencedor do contrato, caberá a eles atuar no projeto da nova linha de metrô, que partirá da capital. A companhia já realizou audiências públicas sobre este tema.
A Linha 20-Rosa, quando concretizada, será o primeiro meio de transporte de alta capacidade para o ABC Paulista, desde a implantação da Linha 10-Turquesa.
Isso se dá em virtude do cancelamento da Linha 18-Bronze, um sistema de monotrilho similar ao da Linha 15-Prata, de média capacidade, durante a gestão do então governador João Doria. Paralelamente a isso, todas as linhas intermunicipais dos sete municípios do ABC foram concedidas a uma única empresa.
Essa empresa, por meio de um aditivo contratual, será responsável pela construção e operação do BRT ABC, que substituirá o monotrilho. O BRT, feito com ônibus, terá capacidade de transporte menor que um metrô e estará sujeito a interferências corriqueiras na região, como trânsito e alagamentos.
A Linha 20-Rosa, que partirá da região da Água Branca até Santo André, contará com 24 estações e uma extensão de 31,1 km. Além de atender São Paulo, a linha se estenderá aos municípios de São Bernardo do Campo e Santo André, com três estações em Santo André (Príncipe de Gales, Portugal e Santo André), integrando-se à Linha 10-Turquesa da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). A linha também está prevista para integrar-se com a futura Linha 22-Marrom.