Diretor do Metrô-DF realizará viagem técnica aos Estados Unidos para estudo de modernização de ferrovias de passageiros

O diretor-presidente da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF), Handerson Cabral, está programando uma “visita técnica” a Miami, Nova York e Washington, nos Estados Unidos. Segundo informações da Secretaria de Transporte e Mobilidade do DF (Semob), a viagem tem como objetivo estudar “tecnologias para modernização de ferrovias de passageiros”.

A visita de Handerson está agendada para o período entre 13 e 25 de abril. Durante essas duas semanas, o diretor do Metrô-DF terá a oportunidade de explorar de perto um sistema de transporte muito mais abrangente do que o atualmente disponível para a população da capital brasileira. O metrô de Nova York, por exemplo, conta com quase 500 estações e mais de 1.000 km de extensão, enquanto em Brasília existem apenas 27 estações distribuídas em 42,5 km de trilhos.

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  • A viagem foi um convite do Governo dos Estados Unidos, por meio da Agência de Comércio e Desenvolvimento dos Estados Unidos (USTDA). Handerson fará parte de uma delegação brasileira liderada pela Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTtrilhos), que inclui representantes de importantes empresas do setor metroferroviário nacional, como o Metrô de São Paulo, CPTM, MetrôRio, Metrô de Fortaleza, Trensurb e CCR/Via Mobilidade.

    Durante a visita, o presidente do Metrô-DF terá uma agenda repleta de reuniões com operadores estatais e privados dos Estados Unidos, além de bancos de fomento, agências governamentais e associações industriais. O objetivo é conhecer as melhores práticas do setor e os mecanismos de financiamento dos EUA para projetos de modernização do transporte metroferroviário.

    A Companhia do Metropolitano do DF divulgou em nota que o objetivo da participação do Metrô-DF nesta missão técnica é apresentar os projetos do governo local para o modal metroviário, além de conhecer as últimas tecnologias e inovações do setor e fortalecer a rede de contatos com outras empresas, associações e grandes corporações internacionais.

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