CPTM adia implantação de novas estações na Zona Leste de São Paulo

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) anunciou o adiamento da implantação de duas novas estações na Zona Leste de São Paulo. As estações Lajeado, da Linha 11-Coral, e União de Vila Nova, na Linha 12-Safira, tiveram seus cronogramas reprogramados.

A nova Estação Lajeado, situada nos limites da cidade de São Paulo com Ferraz de Vasconcelos, está prevista para ser instalada entre as estações Guaianases e Antônio Gianetti Neto, distantes cerca de 4 quilômetros uma da outra. Com a expectativa de atender a mais de 20 mil passageiros diariamente, a estação teve seus estudos ambientais, incluindo o Relatório Ambiental Prévio (RAP) e os estudos para desapropriações, elaborados pela CPTM.

Os estudos foram encaminhados para avaliação da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), que deverá analisar os projetos em conjunto com os empreendimentos a serem realizados por ela. A previsão da CPTM é aprovar o estudo de implantação da estação e iniciar o projeto executivo ainda em 2024. No entanto, a nova data de entrega da estação foi reprogramada para 2028.

O adiamento reflete os desafios e processos burocráticos envolvidos na implementação de infraestrutura ferroviária, destacando a importância da cautela e planejamento adequado para garantir o sucesso e a qualidade das futuras estações.

Deixe um comentário