O Consórcio Intermunicipal Grande ABC reforçou o diálogo com o Governo do Estado sobre o planejamento do transporte metropolitano. A pauta foi tema de reunião na quinta-feira (18/4) com o secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, Marco Antonio Assalve.
Durante a agenda na sede da Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos (STM), no Centro da capital, o presidente do Consórcio ABC e prefeito de Diadema, José de Filippi Júnior e o secretário-executivo da entidade regional, Aroaldo da Silva, debateram as principais demandas da região para o setor.
Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram
Como resultado da reunião, a STM fará uma apresentação atualizada aos prefeitos da região da implementação do BRT-ABC (sigla em inglês para o transporte rápido por ônibus que vai ligar o Grande ABC à capital), atualmente em obras.
“Quando falamos em transportes, é impossível discutir o tema de forma isolada. Temos muitos gargalos no transporte público do ABC, ainda batalhamos por uma linha de Metrô e é importante o Governo do Estado estar sintonizado com as pautas da região”, afirmou Filippi.
Para o secretário-executivo da entidade regional, a vinda de representantes do governo estadual é importante para subsidiar futuras ações das prefeituras. “A sinergia da STM com o Consórcio ABC é fundamental para reforçamos o debate sobre a mobilidade urbana e seus desdobramentos na nossa região”, afirmou Aroaldo.
Participaram também da reunião o secretário-executivo da STM, Manoel Botelho, o secretário de Relações Institucionais da pasta, Maurity Oliveira Filho, e o diretor-presidente da EMTU, Francisco Eiji Wakebeda.
O Consórcio ABC lidera, desde o ano passado, a câmara temática de Mobilidade, Transporte e Logística do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de São Paulo, órgão integrado pelos 39 municípios da Grande São Paulo.