20.2 C
São Paulo
sexta-feira, maio 24, 2024

Ministério de Portos e Aeroportos autoriza início das obras do terminal de passageiros do Aeroporto de Guarujá

O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), por meio da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), autorizou o processo de licitação das obras do novo terminal de passageiros do Aeroporto de Guarujá, no litoral de São Paulo. Empreendimento estratégico e fundamental para impulsionar o turismo da Baixada Santista, o aeródromo faz parte da carteira de investimentos do novo Programa de Aceleração ao Crescimento (PAC) do modal aeroportuário e tem como fonte de recursos o Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC).

O novo terminal faz parte da 1° fase de obras do aeroporto, em complementação às intervenções que já se iniciaram no local em março deste ano, como a reforma da pista de pouso, pista de taxiamento e pátio de aeronaves, que permitirão a abertura do aeroporto e operação da aviação geral e regular, demanda antiga da região.

O projeto prevê um terminal com cerca de 300 metros quadrados, e contará ainda com acesso e estacionamento de veículos. O preço global de referência das obras é de aproximadamente R$ 3,5 milhões, com prazo de execução de 5 meses.

Aporte do Governo Federal

No último mês, o ministro do MPor, Silvio Costa Filho, esteve presente na cidade de Guarujá, onde realizou uma visita técnica no sítio aeroportuário. Na ocasião, Costa Filho destacou que o Governo Federal deverá investir mais de R$ 40 milhões para que o terminal esteja apto para receber voos comerciais.

“A destinação destes investimentos serão para melhorar a pista, iluminação e asfaltos neste primeiro momento. Os investimentos da segunda etapa serão destinados para a construção de um novo terminal. A ideia é de que até no ano que vem, aviões já passem a operar por aqui”, afirmou.

A Prefeitura de Guarujá, que é a administrado do aeródromo, e a Associação Brasileira de Empresas Aéreas (Abear) projetam voos diários para diversas localidades que serão definidas após a etapa de estudos. Conforme o ministro, as principais aéreas brasileiras já demonstraram interessem em voar no aeroporto.

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    ESCREVA SEU COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    SIGA-NOS

    6,317SeguidoresSeguir
    28,236SeguidoresSeguir
    439InscritosInscrever
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS