Usuários que transitam pelas linhas 4-Amarela e 5-Lilás do metrô, operadas pela ViaQuatro e ViaMobilidade, podem agora se deparar com um robô inteligente que está sendo testado para auxiliar na limpeza das estações. A novidade tecnológica está atualmente em fase de testes nas estações Vila Sônia-Professora Elisabeth Tenreiro (Linha 4-Amarela) e Borba Gato (Linha 5-Lilás) e está programada para operar durante a madrugada ou nos horários de menor movimento, como os períodos de vale.
O robô de limpeza automatizado, comumente encontrado em shopping centers, aeroportos e hospitais, é uma inovação no sistema metroferroviário brasileiro. Projetado para aspirar pequenas partículas de fuligem, pó e detritos, como migalhas e papel de bala, além de absorver líquidos, o robô permitirá que os funcionários de limpeza atuem em outras áreas das estações enquanto a máquina executa suas tarefas.
Com uma autonomia de aproximadamente quatro horas, o robô possui cerdas na parte inferior para esfregar o piso. Internamente, conta com um tanque de água limpa que permite a adição de produtos de limpeza, como sabão, para remover sujeiras e detritos mais difíceis no piso. A máquina inclui uma estação de trabalho integrada que cuida da recarga de baterias, esvaziamento e enxague do tanque de água suja, preparando-a para a próxima tarefa de limpeza.
Equipado com sensores de proximidade para evitar colisões com pessoas, bem como GPS e inteligência embarcada, o robô pode mapear com precisão os locais que foram limpos na estação.
Antônio Márcio Barros Silva, diretor da ViaQuatro e ViaMobilidade Linhas 5 e 17, destaca que, se a tecnologia for aprovada após os testes, ela poderá ser integrada como mais uma ferramenta para aprimorar o serviço de limpeza prestado pelas duas concessionárias. O robô, desenvolvido pela Alabia Serviços LTDA, passará por um período de testes de 15 dias na Estação Vila Sônia-Professora Elisabeth Tenreiro antes de ser avaliado na Estação Borba Gato.