ViaQuatro e ViaMobilidade inauguram oficina de revisão geral de truques em Osasco

Na terça-feira, 26 de março de 2024, as concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade inauguraram a Oficina de Revisão Geral de Truques no Pátio Presidente Altino, em Osasco.

Essa oficina desempenhará um papel crucial na manutenção dos truques ferroviários dos trens das linhas 4-Amarela e 5-Lilás do metrô, bem como dos trens das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, todas operadas pelo Grupo CCR.

  • Acompanhe o Mobilidade Sampa também nas redes sociais: estamos no X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube e LinkedIn. Se preferir, participe dos nossos canais no WhatsApp e Telegram para receber atualizações em tempo real.
  • Tem um negócio? Anuncie aqui e alcance milhares de leitores! Saiba mais
  • Com uma equipe de 40 trabalhadores operando em turnos, a oficina se dedicará à revisão dos truques, que são compostos por elementos essenciais de rolamento, suspensão, tração e frenagem. Os truques são componentes fundamentais para garantir a movimentação segura dos trens pelos trilhos.

    Entrega da oficina de revisão de truques (Foto: Grupo PLN)

    De acordo com o Grupo CCR, a oficina terá capacidade para realizar a manutenção dos cerca de 1700 truques ferroviários dos trens que operam nas linhas mencionadas.

    A oficina estará equipada com tecnologia de ponta, utilizando tanto tecnologias nacionais quanto internacionais. Isso permitirá que os truques passem por processos completos de limpeza, inspeção, reparo, troca de peças e ensaios de qualidade no próprio local.

    Anteriormente, a revisão geral dos truques contava com o apoio de parceiros. Com a inauguração da nova oficina, esse processo será realizado internamente, garantindo confiabilidade, qualidade e segurança operacional. Isso resultará em uma maior disponibilidade de trens na operação, proporcionando aos passageiros um serviço mais seguro e eficiente.

    Os colaboradores da oficina passaram por capacitações específicas, totalizando mais de 2 mil horas de treinamento. Além disso, a equipe terá um período de operação assistida de 240 dias, trabalhando em conjunto com os times de Engenharia da Plataforma de Mobilidade do Grupo CCR.

    Foto: Grupo PLN

    O truque ferroviário é um dos principais componentes de um trem, incluindo uma variedade de elementos que garantem sua estabilidade, movimento e segurança. Na oficina, os truques passarão por várias etapas de manutenção, desde a desmontagem até a montagem final, incluindo testes de qualidade rigorosos.

    Além disso, a oficina terá uma abordagem sustentável, incluindo uma Estação de Tratamento de Água de Reúso para reutilização da água em atividades de lavagem, contribuindo para a economia e preservação dos recursos hídricos.

    Com a aquisição de equipamentos de última geração, como bancadas de testes da Suíça, Itália, Polônia, Espanha, Alemanha e Brasil, a oficina garantirá a qualidade e eficiência na revisão dos truques ferroviários, mantendo os padrões de segurança e conforto para os passageiros.