ViaMobilidade prossegue com modernização dos trens da Frota F

A concessionária ViaMobilidade mantém seu compromisso com o processo de modernização dos oito trens da Frota F, que desempenharam um papel fundamental na operação da Linha 5-Lilás entre 2002 e 2007, utilizando o sistema ATC. No entanto, foram retirados de circulação após a implementação do novo sistema CBTC e a chegada dos 26 novos trens da Frota P.

De acordo com informações fornecidas pela concessionária ao Mobilidade Sampa, os oito trens já passaram por melhorias no sistema de portas e no suprimento de ar, além de outras intervenções planejadas para aprimorar essas composições.

Os trens estão programados para receber melhorias nos sistemas de tração, pneumático e de redes.

Trens da Frota F estacionados no Pátio da ViaMobilidade (Foto: Reprodução)

Todos esses sistemas possuem um alto nível de complexidade, pois operam em toda a extensão do trem. O sistema de tração não se limita apenas aos motores, mas inclui também equipamentos elétricos de alta tensão que regulam esse sistema.

O sistema pneumático é essencial para o acionamento das portas e o controle dos freios da composição, sendo considerado robusto e complexo.

A modernização do sistema de redes permitirá incorporar melhorias significativas na comunicação com os passageiros. Atualmente, os trens da Frota F não possuem sistema de aviso automático, com todos os avisos sendo emitidos pelo operador.

Após todo esse processo, espera-se que o tempo de vida útil das oito composições seja ampliado.

Trem 508 em testes pela concessionária ViaMobilidade (Foto: Reprodução)

Com 34 trens disponíveis, os intervalos na Linha 5-Lilás certamente poderiam ser reduzidos. No entanto, a adaptação desses trens ao novo sistema apresenta desafios, tornando esse cenário um pouco distante de ser concretizado.

Testes com essas composições operadas com passageiros já foram realizados, porém, o desempenho da Frota F em comparação com a Frota P resultou em irregularidades na operação.

A concessionária afirma estar trabalhando para que esses modelos possam operar em sincronia com a Frota P e o sistema CBTC. No entanto, não foi fornecido um prazo para a conclusão desse trabalho.

Confira nota da concessionária sobre o trem e sua modernização:

“A ViaMobilidade Linhas 5 e 17 informa que investe na modernização e revitalização dos trens da Frota F. Até o momento, foram realizadas melhorias no sistema de portas e suprimento de ar, além de outras intervenções previstas para o aprimoramento dessas composições. A concessionária trabalha para que esses modelos possam operar em consonância com a Frota P e ao sistema CBTC.”