Com previsão de entrega para o ano de 2032, as obras do Trem de Alta Velocidade (TAV) Brasil, que ligará o Rio de Janeiro a São Paulo, ainda não tiveram início. Apesar da autorização concedida à empresa responsável em 22 de fevereiro de 2023, os progressos se limitaram aos estudos preliminares e à busca por recursos para a construção. Esta iniciativa, prometida há 35 anos, visa criar um modal de transporte eficiente entre as duas maiores cidades do país.
Segundo informações do Poder 360, o início das obras está programado para 2027, conforme cronograma da empresa responsável. Até lá, a companhia tem se dedicado ao diálogo com prefeituras locais, potenciais parceiros e investidores. Até o momento, foram firmados acordos de confidencialidade com seis grupos internacionais interessados em investir no empreendimento.
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Orçado em R$ 50 bilhões, o projeto prevê a construção de quatro estações: Rio de Janeiro, São Paulo, São José dos Campos e Volta Redonda. No entanto, é importante destacar que o Governo Federal não manifestou interesse no projeto, deixando a responsabilidade financeira inteiramente para o setor privado.
O modelo de autorização foi adotado para a construção do TAV Brasil, permitindo que a empresa responsável construa os trilhos sem passar por um leilão. Esta abordagem foi desenvolvida para viabilizar projetos menores ou reativar linhas ferroviárias abandonadas. Contudo, a aprovação do novo marco das ferrovias, destinado a tratar exclusivamente sobre o assunto, abriu espaço para centenas de projetos de construção de novos trechos ferroviários.
O histórico do TAV Brasil remonta ao governo de José Sarney (MDB), quando o projeto foi inicialmente cogitado. Desde então, passou por diversas tentativas de implementação, incluindo os governos de Fernando Henrique Cardoso, Lula e Dilma Rousseff. Apesar das promessas, o país realizou a Copa do Mundo de 2014 sem o tão esperado trem-bala e sem as melhorias necessárias na malha aérea nacional.
O TAV Brasil permanece como um projeto ambicioso e aguardado, cuja concretização ainda enfrenta desafios significativos no caminho para se tornar uma realidade.