24.1 C
São Paulo
sexta-feira, abril 12, 2024

Rumo e DP World firmam acordo bilionário para construção de novo Terminal no Porto de Santos

Após mais de três anos de estudos, a Rumo, empresa de logística do grupo Cosan, e a operadora portuária DP World, firmaram um acordo vinculante para a construção de um novo terminal de grãos e fertilizantes no Porto de Santos, em São Paulo. O investimento previsto para esse empreendimento é de robustos R$ 2,5 bilhões.

O novo terminal está projetado para movimentar anualmente 9 milhões de toneladas de grãos e 3,5 milhões de toneladas de fertilizantes. A expectativa é que as operações tenham início por volta de meados de 2027. Antes disso, no entanto, será necessário cumprir uma série de etapas, incluindo a obtenção do licenciamento ambiental do projeto, previsto para ser concluído até o final deste ano, para que as obras possam começar no início de 2025. A construção do terminal deve durar cerca de 30 meses.

A parceria entre Rumo e DP World terá uma duração mínima de 30 anos. O terminal será construído dentro da área da DP World em Santos, sendo um Terminal de Uso Privado (TUP). O local contará com dois berços de atracação adicionais, um para grãos e outro para fertilizantes, além de estruturas de armazenagem e uma nova pera ferroviária.

A Rumo será responsável pela gestão comercial e pelos investimentos para a construção do terminal. A empresa está aberta à entrada de um novo sócio, que poderá integrar o projeto. O presidente da Rumo, Pedro Palma, destacou que a parceria com a DP World é independente desse movimento, e que a empresa está pronta para tornar o projeto uma realidade.

Este novo terminal faz parte do projeto de expansão do corredor de escoamento entre o Centro-Oeste e o Porto de Santos, uma iniciativa estratégica da Rumo. Com uma série de investimentos bilionários já em curso, como a renovação antecipada da concessão da Malha Paulista e a construção do trecho central da ferrovia Norte-Sul, a Rumo busca garantir que não haverá falta de capacidade em nenhuma ponta da cadeia logística.

O presidente da DP World, Fabio Siccherino, ressaltou que o novo projeto representa a conclusão do desenvolvimento do terminal em Santos, consolidando a empresa como o maior terminal multipropósito do país. Com isso, a DP World está mais preparada para estudar outros projetos no Brasil, incluindo uma possível participação no leilão do Porto de Itajaí, em Santa Catarina, previsto para este ano.

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Igor Roberto
    Igor Robertohttps://noticiando.net/
    Paulistano, empreendedor e pai. Formado em gestão pública e graduando em Direito. É fascinado por temas relacionados a mobilidade urbana e o transporte público. É o redator de conteúdo dos sites de mobilidade do Grupo PLN. Quer entrar em contato com o Igor? Envie um e-mail para igor@grupopln.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317SeguidoresSeguir
    28,236SeguidoresSeguir
    439InscritosInscrever
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS