Primeira frente fria do outono 2024 chega com mudanças climáticas expressivas

Uma mudança drástica no clima está prevista para marcar o início do outono neste ano, com a chegada da primeira frente fria da estação. A partir de sexta-feira, 22 de março, os efeitos dessa frente fria serão sentidos em todo o estado de São Paulo, trazendo consigo chuvas intensas, queda de temperatura e condições adversas de tempo.

No decorrer da sexta-feira, espera-se um dia chuvoso, com o céu encoberto e a temperatura em declínio ao longo do dia. As chuvas mais persistentes e volumosas devem se concentrar na faixa litorânea do estado, aumentando o risco de alagamentos e deslizamentos de terra devido ao solo encharcado. As temperaturas mínimas devem ocorrer durante a noite, chegando a 19°C, enquanto as máximas não ultrapassam os 22°C.

No sábado, dia 23, o tempo permanecerá fechado, com possibilidade de garoa ocasional. A amplitude térmica será pequena, com mínimas em torno de 17°C e máximas em 20°C.

Já no domingo, dia 24, algumas aberturas de sol são esperadas pela manhã, seguidas por chuvas em forma de pancadas isoladas durante a tarde e o início da noite. As temperaturas oscilarão entre 18°C e 24°C.

Para as próximas horas desta quinta-feira, 21 de março, a previsão indica chuvas de intensidade moderada a forte, acompanhadas de trovoadas, raios, rajadas de vento e possível queda de granizo. Alerta-se para o risco de alagamentos, transbordamentos de rios e córregos, deslizamentos de terra em áreas de risco e quedas de árvores.