A Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa (DARPA) dos Estados Unidos firmou um contrato com a empresa de tecnologia espacial Northrop Grumman para o desenvolvimento de um projeto de ferrovia lunar, com previsão de instalação na próxima década. A proposta visa conectar diferentes bases lunares e apoiar uma futura economia no satélite dentro de dez anos, como parte do Estudo de Capacidade da Arquitetura Lunar, denominado LunA-10.
No ano anterior, a DARPA se comprometeu a auxiliar no financiamento do empreendimento, visando impulsionar uma economia espacial para os Estados Unidos e seus parceiros internacionais. Em um comunicado, a Northrop Grumman compartilhou detalhes sobre o projeto, descrevendo que a rede ferroviária lunar proposta possibilitaria o transporte de humanos, suprimentos e recursos para empreendimentos comerciais através da superfície lunar.
Além disso, a empresa explorará diferentes métodos para construir, operar e reparar a rede ferroviária lunar, incluindo o desenvolvimento de robôs capazes de desempenhar funções essenciais. O gerente do programa de Estudo de Capacidade da Arquitetura Lunar, Dr. Michael Nayak, destacou que a próxima década testemunhará uma “grande mudança de paradigma” na economia lunar.
Segundo informações do jornal britânico Independent, a Lua, com sua extensão territorial comparável à da África, poderia se beneficiar de um sistema de transporte para conectar vários postos avançados e atividades, mesmo com uma presença humana limitada.
A Northrop Grumman terá a responsabilidade de definir as interfaces e recursos necessários para a construção da ferrovia lunar, bem como estabelecer uma lista crítica de custos previstos, riscos tecnológicos e logísticos. Além disso, a empresa deverá identificar protótipos, demonstrações e análises do projeto conceitual e da arquitetura de um sistema ferroviário lunar plenamente funcional.