O Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos-PE), revelou um abrangente plano de investimentos para o Porto de Santos entre os anos de 2024 e 2028, em uma coletiva realizada nesta segunda-feira (11). O destaque principal desse plano é o tão aguardado túnel entre Santos e Guarujá, uma antiga demanda dos prefeitos da Baixada Santista, que receberá um investimento de expressivos R$ 6 bilhões.
Esse investimento significativo representa quase metade do montante total de R$ 12,6 bilhões que serão aplicados no complexo portuário por meio de recursos públicos e parcerias público-privadas (PPP). Além disso, há projeções de mais R$ 8,68 bilhões em investimentos privados, totalizando uma cifra ambiciosa de R$ 21,28 bilhões em um período de cinco anos.
De acordo com o cronograma apresentado, a concessão do túnel terá início em 2025, representando um marco importante para a infraestrutura da região. Vale ressaltar que o Ministério de Portos e Aeroportos corrigiu a previsão inicial do valor total dos investimentos ao longo do dia, antes estimado em R$ 10,64 bilhões, sem considerar o aporte privado.
Além do túnel e da dragagem para aumento do calado, outro destaque é a Parceria Público-Privada para a transferência do Concais, terminal de passageiros do porto, para a área do Valongo, próximo ao centro histórico de Santos, representando um investimento de R$ 1,4 bilhão. Também estão incluídas obras no bairro da Alemoa, com destinação de R$ 1 bilhão para a ferrovia interna do porto.
O plano abrange ainda melhorias nas perimetrais em Santos e Guarujá, com investimento total de R$ 569,9 milhões, além de espaço para estacionamento e monitoramento digital do deslocamento de caminhões, com aporte previsto de R$ 800 milhões.
Esses investimentos não apenas modernizarão a infraestrutura do Porto de Santos, mas também impulsionarão o desenvolvimento econômico e turístico da região, representando um avanço significativo para o setor portuário brasileiro.
Outros pontos do plano de investimentos:
- R$ 324,1 milhões para a drenagem do canal do porto
- R$ 100 milhões para construção do Parque Valongo
- R$ 169 milhões para sistema de monitoramento de tráfego de navios
- R$ 112,3 milhões para berços de atracação na Ilha Barnabé
- R$ 14,9 milhões para dragagem e aprofundamento dos berços de atracação entre os armazéns 12A e 23
- R$ 350 milhões para a transferência do terminal da Marimez para o TEVAL (Terminal Marítimo do Valongo)
- R$ 500 milhões para diversificação da matriz energética da usina de Itatinga