Metrô de São Paulo inicia processos para instalação de sistemas na Linha 17-Ouro

O Metrô de São Paulo deu início aos procedimentos para a instalação dos sistemas de alimentação elétrica e de energia para os trens da aguardada Linha 17-Ouro, um monotrilho que está sendo construído na Zona Sul da cidade.

Segundo informações divulgadas pelo governador Tarcísio de Freitas nesta segunda-feira, 25 de março de 2024, por meio de um breve vídeo publicado na rede social X, foi possível observar um veículo de manutenção e testes circulando por uma das vias da linha que contará com oito estações.

O processo de implantação desses sistemas é parte de um contrato estabelecido com o Consórcio Ferreira Guedes, o qual foi assinado ainda em 2022, com um prazo de quase dois anos para conclusão. Portanto, espera-se que esses trabalhos sejam finalizados ainda este ano.

O primeiro trem da frota destinada à Linha 17-Ouro está em fase avançada de testes e poderá em breve ser embarcado para o Brasil. A fabricação desses trens é realizada pela BYD, na China. Ao todo, foram encomendadas 14 composições.

Uma vez concluída, a Linha 17-Ouro tem a estimativa de transportar cerca de 165 mil passageiros por dia, com intervalos médios entre os trens de três minutos. Esta linha, com suas oito estações, ligará o Aeroporto de Congonhas até a estação Morumbi da Linha 9-Esmeralda, operada pela ViaMobilidade.

Embora a construção da linha seja de responsabilidade do Metrô de São Paulo, a operação será conduzida pela concessionária ViaMobilidade, que venceu o leilão de concessão juntamente com a Linha 5-Lilás do metrô.