Governo de SP quer fazer o leilão das linhas 11, 12 e 13 até o fim do ano

O Governo do Estado de São Paulo planeja realizar, ainda este ano, o leilão para conceder ou privatizar as operações das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). A revelação foi feita pelo secretário de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, durante um evento ocorrido em 14 de março de 2024, com a presença de prefeitos das cidades do Alto Tietê.

No encontro, autoridades políticas de municípios como Suzano e Mogi das Cruzes receberam uma apresentação detalhada do projeto de leilão, que busca transferir a gestão dessas três linhas para o setor privado. Essas linhas desempenham um papel crucial no transporte público metropolitano, conectando o Centro de São Paulo às cidades da região.

  • Você viu algum acidente na estrada ou no trânsito? Pegou congestionamento? Deu problema no ônibus? Observou falha no Metrô, CPTM, ViaMobilidade ou ViaQuatro? Viu incêndio? Marque @mobilidadesampa no Twitter/X ou nos Stories do Instagram ou envie mensagem para o nosso WhatsApp (11) 96292-9448. A sua informação pode ajudar outro passageiro ou motorista!
  • Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais: estamos no Twitter/X, Facebook e Instagram. Se inscreva em nosso canal no YouTube. Siga também o nosso canal no WhatsApp ou Telegram.
  • Você tem um negócio ou marca e deseja anunciar? Anuncie em nosso site ou redes sociais e impulsione sua marca para o topo! Saiba mais aqui.
  • O plano implica em investimentos estimados em 13 bilhões de reais, parte dos quais serão provenientes de recursos públicos, com o objetivo de melhorar o serviço oferecido por essas linhas, incluindo a expansão de trechos e a construção de novas estações.

    Na Linha 11-Coral, por exemplo, está prevista a expansão para além da estação Estudantes, com a construção da estação Cézar de Souza, em Mogi das Cruzes, além de melhorias em paradas já existentes.

    Para a Linha 12-Safira, a proposta é estender seu percurso até Suzano, tornando essa estação o novo terminal, ampliando o atendimento até o Brás e mudando o ponto final para Calmon Viana.

    Por fim, a Linha 13-Jade deve contar com uma expansão mais ambiciosa, com a adição de quatro novas estações a partir da estação Aeroporto-Guarulhos, alcançando o bairro de Bonsucesso, próximo ao limite entre os municípios de Guarulhos, Arujá e Itaquaquecetuba. Estima-se que as obras gerem cerca de 3 mil empregos diretos e indiretos.

  • Siga o Mobilidade Sampa também nas seguintes redes sociais: estamos no ThreadsBlueskyLinkedIn