Estação Júlio Prestes passará por processo abrangente de restauro

Pela primeira vez desde sua conclusão em 1938, a icônica Estação Júlio Prestes da Linha 8-Diamante passará por um processo abrangente de restauro. A tarefa monumental, conduzida pela Concrejato, abrange uma variedade de atividades destinadas a revitalizar e preservar este marco histórico.

O projeto, cuidadosamente planejado, aborda várias frentes, incluindo a renovação da fachada e a restauração de elementos arquitetônicos distintivos, como a bilheteria histórica, as paredes, portas e relógios antigos que embelezam o interior da estação.

  • Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais, estamos no X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube e LinkedIn ou participe dos canais no WhatsApp e Telegram
  • Você está no trânsito, na estrada ou no transporte coletivo e precisa enviar alguma informação? Envie sua mensagem, fotos ou vídeos para o nosso WhatsApp (11) 96292-9448
  • Devido ao status de patrimônio tombado da Estação Júlio Prestes, as obras só foram iniciadas após uma meticulosa aprovação por parte de órgãos patrimoniais, como o IPHAN, o Condephaat e o Conpresp. Essa aprovação exigiu dois anos de processos e liberações, demonstrando o compromisso com a preservação do patrimônio histórico e cultural da cidade de São Paulo.

    Adriana Martins, Diretora de Engenharia da CCR Mobilidade, destaca que o processo de restauro foi concebido para não interferir na operação da estação. Os trabalhos começarão pelo telhado, que receberá novas telhas translúcidas com tecnologia moderna para garantir segurança e conforto aos passageiros, mantendo-se fiel ao projeto original da estação.

    A restauração abrangerá não apenas a parte externa da estação, mas também as fachadas internas. A remoção da tinta existente permitirá a recomposição de argamassas e elementos decorativos, seguida pela aplicação de tinta mineral adequada para o tipo de revestimento, tudo em conformidade com os padrões originais.

    Todos os elementos tombados, incluindo o mobiliário, a bilheteria e as portas da estação, passarão por um processo minucioso de restauro. Isso inclui a remoção das tintas antigas, o tratamento das estruturas e a aplicação de nova camada de pintura, além de uma investigação das cores originais do projeto.

    Por fim, a passarela metálica que não faz parte do projeto original será removida, não apenas para preservar a autenticidade da estação, mas também para garantir a segurança e o conforto dos passageiros, sem descaracterizar o local. Este esforço de restauração não apenas resgatará a glória passada da Estação Júlio Prestes, mas também garantirá que continue a ser um ponto de referência significativo na paisagem urbana de São Paulo por muitos anos.

    Com o fim das obras, a Estação Júlio Prestes será entregue em conformidade com as normas vigentes de acessibilidade. Além disso, serão realizados reparos na estação, tanto para as áreas de acesso ao público quanto para as operacionais e técnicas.

    Assim, as obras incluem adequações em sanitários, vestiários, copa, além da instalação de um novo gerador para abastecimento da estação, recomposição de toda a parte elétrica e de iluminação. Haverá ainda uma revitalização nos sistemas de comunicação e monitoramento, com novas câmeras e antenas, para aprimorar o contato com CCO (Centro de Controle Operacional).

    Mais de 100 trabalhadores e alpinistas

    Para a execução das obras, haverá a união de forças de 89 pessoas de forma direta mais 26 trabalhadores de forma indireta, totalizando 115 colaboradores atuando no restauro da Estação Júlio Prestes.

    Todo o trabalho será realizado por um grupo de profissionais da construção civil qualificados, incluindo pedreiros, carpinteiros, serralheiros e pintores com experiência em obras de restauração. Além disso, oito alpinistas vão atuar para efetuar os trabalhos de restauro e tratamento da estrutura, principalmente nas obras do teto.

    Com esse projeto, a ViaMobilidade Linhas 8 e 9 segue trabalhando na modernização e revitalização das estações das linhas Diamante e Esmeralda, para trazer aos passageiros uma experiência mais confortável e segura.