Enel: apagão deixa hospitais sem luz na região central de São Paulo

Nesta segunda-feira (18), diversos hospitais da região central de São Paulo enfrentam um apagão que já dura quase cinco horas, afetando os bairros de Higienópolis, Santa Cecília, Vila Buarque e Consolação.

A Santa Casa, localizada em Santa Cecília, está entre os hospitais afetados, tendo sua operação comprometida pela falta de energia elétrica. Geradores foram acionados nas áreas de emergência, mas exames e consultas foram reagendados devido à falta de luz, conforme comunicado emitido pelo hospital.

  • Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais, estamos no X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube e LinkedIn ou participe dos canais no WhatsApp e Telegram
  • Você está no trânsito, na estrada ou no transporte coletivo e precisa enviar alguma informação? Envie sua mensagem, fotos ou vídeos para o nosso WhatsApp (11) 96292-9448
  • Na emergência, pacientes relatam que o atendimento está demorado e que os funcionários precisam utilizar papel e caneta para registrar informações dos pacientes, já que os computadores estão inoperantes devido à falta de energia.

    A Enel, responsável pelo fornecimento de energia elétrica na região, declarou que está tratando o caso com prioridade e equipes já estão trabalhando para solucionar a situação. Geradores serão disponibilizados para abastecer a Santa Casa e outros clientes prioritários da área.

    Além da Santa Casa, o hospital particular Santa Isabel e o Instituto do Câncer Dr. Arnaldo Vieira de Carvalho também estão sem energia elétrica, recorrendo à utilização de geradores para manter operações emergenciais.

    Moradores da região relatam que a situação é especialmente difícil devido ao calor, com a temperatura máxima registrada de 30ºC até às 13h desta segunda-feira, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE).

    A Enel explicou, por meio de nota, que o problema teve origem em uma ocorrência subterrânea que atende a região de Higienópolis e trabalha para restabelecer o fornecimento de energia até às 16h.