25.6 C
São Paulo
sexta-feira, fevereiro 23, 2024

Em clima de volta às aulas, ONG lança guia gratuito com instruções de como implementar a bicicleta nas escolas

Embora a maioria dos estudantes ainda esteja aproveitando as férias escolares, a discussão sobre o desenvolvimento integral dos pequenos segue sendo pauta no Instituto Aromeiazero, organização que promove projetos através da bicicleta para reduzir as desigualdades e tornar as cidades mais resilientes, e que entende que ensinar crianças a pedalar é investir em um futuro com mais mobilidade ativa, saúde, esporte e menos poluição.

Em novembro de 2022, segundo relatório da ONU, a população mundial chegou à marca de 8 bilhões de habitantes. Desse total, 27,8% são crianças. Entre alguns desafios mais importantes que afetam a qualidade de vida estão doenças globais causadas por mudanças climáticas, aumento da ansiedade e depressão, e obesidade infantil.

Pensando em integrar vivências à educação e ampliar a liberdade das pessoas, fomentar o desenvolvimento de uma comunidade e resgatar a rua e o espaço público como lugar de aprendizagem, convivência e de expressão cultural, que o Instituto acaba de lançar seu mais novo Guia, chamado de “A Bicicleta como ferramenta pedagógica”.

O guia traz embasamento sobre a conexão entre criança, bicicleta e a cidade, e também ensina a como replicar o projeto em escolas. Esse material é fruto de anos de experiência do Aromeiazero realizando o Rodinha Zero, iniciativa que desde 2016 já ajudou mais de 4.200 crianças a pedalar sem rodinhas, em projetos realizados em escolas municipais de São Paulo, SESCs, Ruas Abertas e parques, encorajando uma nova e consciente geração de ciclistas e que em 2019, recebeu menção honrosa no Prêmio Educação em Direitos Humanos e Cidadania promovido pela Secretaria de Educação do Município de São Paulo, com a ação na EMEI Ana Rosa.

Além de ser um material de apoio nas visitas realizadas pelo projeto às escolas participantes do Rodinha Zero via Lei de Incentivo, o material é por si só um guia de como implementar a bicicleta como ferramenta auxiliar na educação. Uma oportunidade para engajar e aplicar metodologias do Rodinha Zero em escolas de todo o país.

É possível saber mais sobre o projeto e baixar o guia através do site.

Vale ressaltar que o Rodinha Zero é patrocinado pelo Ministério do Esporte por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, EDP Brasil, NTS e green4t.

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS