Embora a maioria dos estudantes ainda esteja aproveitando as férias escolares, a discussão sobre o desenvolvimento integral dos pequenos segue sendo pauta no Instituto Aromeiazero, organização que promove projetos através da bicicleta para reduzir as desigualdades e tornar as cidades mais resilientes, e que entende que ensinar crianças a pedalar é investir em um futuro com mais mobilidade ativa, saúde, esporte e menos poluição.
Em novembro de 2022, segundo relatório da ONU, a população mundial chegou à marca de 8 bilhões de habitantes. Desse total, 27,8% são crianças. Entre alguns desafios mais importantes que afetam a qualidade de vida estão doenças globais causadas por mudanças climáticas, aumento da ansiedade e depressão, e obesidade infantil.
Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram
Pensando em integrar vivências à educação e ampliar a liberdade das pessoas, fomentar o desenvolvimento de uma comunidade e resgatar a rua e o espaço público como lugar de aprendizagem, convivência e de expressão cultural, que o Instituto acaba de lançar seu mais novo Guia, chamado de “A Bicicleta como ferramenta pedagógica”.
O guia traz embasamento sobre a conexão entre criança, bicicleta e a cidade, e também ensina a como replicar o projeto em escolas. Esse material é fruto de anos de experiência do Aromeiazero realizando o Rodinha Zero, iniciativa que desde 2016 já ajudou mais de 4.200 crianças a pedalar sem rodinhas, em projetos realizados em escolas municipais de São Paulo, SESCs, Ruas Abertas e parques, encorajando uma nova e consciente geração de ciclistas e que em 2019, recebeu menção honrosa no Prêmio Educação em Direitos Humanos e Cidadania promovido pela Secretaria de Educação do Município de São Paulo, com a ação na EMEI Ana Rosa.
Além de ser um material de apoio nas visitas realizadas pelo projeto às escolas participantes do Rodinha Zero via Lei de Incentivo, o material é por si só um guia de como implementar a bicicleta como ferramenta auxiliar na educação. Uma oportunidade para engajar e aplicar metodologias do Rodinha Zero em escolas de todo o país.
É possível saber mais sobre o projeto e baixar o guia através do site.
Vale ressaltar que o Rodinha Zero é patrocinado pelo Ministério do Esporte por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, EDP Brasil, NTS e green4t.