A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) organizou uma operação de trânsito com o intuito de minimizar os impactos gerados nas vias de acesso ao Sambódromo do Anhembi, nas adjacências e imediações do evento dos desfiles das escolas de samba durante a Folia de Momo, que acontecerão nos dias 9, 10 e 11 de fevereiro de 2024.
Localizado na Avenida Olavo Fontoura, em Santana, o Sambódromo do Anhembi fica entre as ruas Brazelisa Alves de Carvalho e Professor Milton Rodrigues e tem como as principais vias de acesso a Marginal do Tietê e as avenidas Santos Dumont e Braz Leme.
A CET acompanhará integralmente o evento durante todo o período de realização, com efetivo composto por coordenadores, supervisores e agentes de trânsito.
De acordo com a Liga das Escolas de Samba de São Paulo, organizadora oficial do evento, os portões serão abertos a partir das 19h, e a programação dos horários, são:
- 1º dia – 9/2 (sexta), Grupo Especial, das 21h às 6h40
- 2º dia – 10/2 (sábado), Grupo Especial, das 20h30 às 5h50
- 3° dia – 11/2 (domingo), Grupo de Acesso I, das 21h às 4h50
ALTERAÇÕES
As interdições abaixo serão realizadas das 18h às 9h do dia seguinte, nos dias 9, 10, 11 e 17 de fevereiro.
- Rua Prof. Milton Rodrigues, sentido Marginal Tietê, para infraestrutura do evento: área de pré-concentração e estacionamento de carros alegóricos.
- Rua Prof. Milton Rodrigues, sentido Olavo Fontoura. O acesso será exclusivamente para veículos credenciados do Hotel Holiday Inn, Anhembi e Liga das Escolas.
- Avenida Olavo Fontoura, em ambos os sentidos, e na região da Casa Verde Baixa, incluindo as ruas Doutor Melo Nogueira, Brazelisa Alves de Carvalho, Anita Malfati e Luciano Prata. O acesso a essas vias estará restrito para circulação de tráfego local autorizado, devidamente credenciado, para veículos de serviço, imprensa, policiamento e de emergência.
As ciclofaixas da Avenida Olavo Fontoura e da Rua Alfonso Reinaldo Gallucci estarão desativadas.
Haverá implantação de mão dupla de direção no sentido Casa Verde, trecho de 200 metros antes até 200 metros após a Rua professor Milton Rodrigues, com montagem de pista reversível.
- Avenida Assis Chateaubriand (Marginal Tietê, pista local), entre Ponte das Bandeiras e Ponte Casa Verde, terá acesso restrito para embarque aos ônibus dos componentes das agremiações.
- R. Marechal Leitão de Carvalho terá Implantação de mão dupla de direção. Esta via terá acesso restrito aos camarotes da Marginal Tietê e Hotel Holiday Inn.
CAMINHOS ALTERNATIVOS
MICRO DESVIOS
Os usuários da Avenida Olavo Fontoura, sentido Casa Verde/Santana, e da Rua Prof. Milton Rodrigues, sentido Olavo Fontoura/Marginal Tietê, poderão utilizar-se da Avenida Presidente Castelo Branco, Ponte das Bandeiras, Praça Campo de Bagatelle.
Os usuários da Avenida Olavo Fontoura, sentido Santana/Casa Verde, poderão utilizar a Avenida Cruzeiro do Sul, sentido Bairro/Centro, e Marginal Tietê, pista central ou expressa.
MACRO DESVIOS
Os usuários da Avenida Olavo Fontoura, sentido Casa Verde/Santana, e da Rua Prof. Milton Rodrigues, sentido Olavo Fontoura/Marginal Tietê, poderão utilizar-se da Avenida Braz Leme, sentido Centro/Bairro, Avenida Santos Dumont e Praça Campo de Bagatelle.
Os usuários da Avenida Olavo Fontoura, sentido Santana/Casa Verde, poderão utilizar as avenidas Braz Leme sentido Bairro/Centro e Otaviano Alves de Lima (Marginal Tietê).
RECOMENDAÇÕES AO PÚBLICO
- Procure conhecer previamente as vias de acesso;
- Utilize prioritariamente o transporte coletivo (metrô, ônibus e táxi), não haverá estacionamento no Anhembi. (O estacionamento para o público em geral está localizado no Expo Center Norte, Rua Miguel Mentem, portão 16);
- Não embarque/desembarque em fila dupla ou afastado da calçada.