Pagamento com cartões e Pix pode se tornar realidade em rodovias federais

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou o uso de cartões de crédito e débito e do Pix para o pagamento de pedágios em rodovias federais.

A medida, que entrará em vigor para novos contratos licitados a partir de 2025, será obrigatória para contratos em vigor após a primeira revisão quinquenal pós-2026 e busca modernizar os meios de pagamento nas estradas.

  • Você viu algum acidente na estrada ou no trânsito? Pegou congestionamento? Deu problema no ônibus? Observou falha no Metrô, CPTM, ViaMobilidade ou ViaQuatro? Viu incêndio? Marque @mobilidadesampa no Twitter/X ou nos Stories do Instagram ou envie mensagem para o nosso WhatsApp (11) 96292-9448. A sua informação pode ajudar outro passageiro ou motorista!
  • Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais: estamos no Twitter/X, Facebook e Instagram. Se inscreva em nosso canal no YouTube. Siga também o nosso canal no WhatsApp ou Telegram.
  • Você tem um negócio ou marca e deseja anunciar? Anuncie em nosso site ou redes sociais e impulsione sua marca para o topo! Saiba mais aqui.
  • O projeto altera a Lei 8.987/1995 e permite o pagamento por cartões e meios digitais, desde que não resultem em aumento das tarifas para os motoristas.

    O texto, de autoria do senador Eduardo Girão, busca evitar transtornos aos condutores, proporcionando métodos de pagamento mais seguros e práticos.

    O projeto seguirá para a Câmara dos Deputados após a votação suplementar na CAE, caso não haja recurso dos parlamentares para análise em plenário.