27.3 C
São Paulo
segunda-feira, fevereiro 26, 2024

O que abre e fecha durante o Carnaval em Jundiaí

Conforme estabelecido pelo Decreto Municipal nº 31.903, de 21 de setembro de 2022, que define como pontos facultativos de Carnaval a próxima segunda (12) e terça-feira (13), os serviços e equipamentos públicos municipais vinculados à Prefeitura poderão ter seus horários de funcionamento alterados nesse período.

Os setores administrativos em geral não terão expediente entre o sábado (10) e a terça (13), retomando o atendimento normal na quarta-feira (14), logo no horário regular de funcionamento. São eles: Paço Municipal; Unidades de Gestão externas; Complexo Argos; Unidades escolares da rede municipal de ensino; Fundo Social de Solidariedade (Funss); Fundação Municipal de Ação Social (Fumas) e Instituto de Previdência do Município de Jundiaí (Iprejun).

Na Sala de Situação do Paço será realizado o monitoramento do desfile de blocos da cidade

Apesar de não ter expediente, o Paço abrigará, na Sala de Situação, o Comitê Integrado de Monitoramento do Carnaval para supervisão intersetorial dos desfiles de blocos pela cidade.

Saúde

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs), as Clínicas da Família, os Ambulatórios, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), a Academia de Saúde, o Centro de Convivência, Cultura, Trabalho e Geração de Renda (CECCO), e os CAPS 2, 3 e Infantojuvenil encerram o expediente na sexta – dia 9 de fevereiro -, e reabrem na quarta-feira, 14 de fevereiro. Já o CAPS AD fica aberto 24 horas, apenas para acolhidos.

Já as Unidades de Pronto Atendimento (PAs) da Ponte São João (rua Santo Antônio, 191) e Retiro (rua Maria Lúcia de Almeida, 100) funcionam das 7h às 19h (com fechamento dos portões às 18h), para atendimento de adulto e criança. O PA Hortolândia (rua Campinas, 58, Vila Hortolândia) opera diariamente, das 7h às 22h (com fechamento dos portões às 21h), para o cuidado de adultos e de crianças. Já a UPA Vetor Oeste (avenida Presbítero Manoel Antônio Dias Filho, 155), atende diariamente, 24h, demanda geral adulto e criança.

O Hospital São Vicente de Paulo e o Hospital Universitário (HU) permanecem sem alteração no fluxo de atendimento.

O mais recente espaço cultural da cidade é uma das opções para se visitar durante o Carnaval

Cultura

O cronograma com detalhes de datas, horários e locais dos desfiles dos blocos de carnaval previstos para este período poderá ser consultado no site da Cultura.

Já os equipamentos culturais terão os seguintes horários de funcionamento durante o período:

  • Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot (Complexo Argos): aberta no sábado (10), segunda-feira (12) e terça-feira (13), das 10h às 17h, e fechada no domingo (11);
  • Fábrica das Infâncias Japy: aberta no sábado (10), domingo (11) e terça-feira (13), das 9h às 13h, e fechada na segunda-feira (12) para manutenção;
  • Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes, aberta no sábado (10), domingo (11) e terça (13), das 10h às 17h, e fechada na segunda-feira (12) para manutenção;
  • Museu Histórico e Cultural de Jundiaí – Solar do Barão – sexta (09) e sábado (10), aberto das 10h às 13h30. No domingo (11) e na terça-feira (13), aberto das 10h às 17h e na segunda-feira (12) fechado para manutenção;
  •  Museu Ferroviário – aberto no sábado (10), domingo (11) e terça (13), das 10h às 17h, e fechado na segunda-feira (12) para manutenção;
  • Centro das Artes Prefeito Pedro Fávaro e Galeria de Arte Olga de Brito – abertos no sábado e domingo (10 e 11), das 10h às 18h. Na segunda-feira (12), fechado para manutenção e no dia 13, terça-feira, aberto das 10h às 21h.
  • Espaço Expressa, Teatro Polytheama, Galeria de Arte Fernanda Perracini Milani (anexa ao Teatro), Sala Glória Rocha e Pracinha da Cultura do Vista Alegre – fechados durante o período, retomando o funcionamento na quarta-feira (14), em seus horários regulares de abertura.

Mobilidade e Transporte

No sábado (10) o Sistema Integrado de Transporte Urbano vai operar com horários de sábados. No domingo (11) vai operar com os horários de domingos. Na segunda-feira (12) as linhas municipais de Jundiaí circularão com horários de dias úteis, exceto a linha 577 – Paço Municipal que circulará com os horários especiais.

As informações das linhas e horários estão disponíveis no site do SITU

Na terça-feira (13) as linhas municipais de Jundiaí circularão com horários de domingos e feriados, sendo que as concessionárias deverão manter no Terminal Hortolândia, a partir das 05h e até às 19h, além da reserva técnica de domingos e feriados já estabelecida, também dois (02) carros a mais. As informações das linhas e horários estão disponíveis no site do SITU e, para acompanhar os itinerários e ônibus em tempo real, basta baixar e acessar o app Cittamobi (para celulares).

Coleta de lixo

Os cronogramas de coletas orgânica, seletiva cata-treco e seletiva reciclável seguem com normalidade e podem ser consultados no site da Prefeitura.

Procon

O Procon de Jundiaí fecha nesta sexta-feira (09), às 16h, e reabre na quarta-feira (14), às 8h. O órgão disponibiliza o atendimento online pelo site.

Jundiaí Empreendedora

O Espaço Jundiaí Empreendedora, no Maxi Shopping – onde também funcionam o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) e o Banco do Povo – permanecerá fechado a partir deste sábado (10), reabrindo na quarta-feira (14), às 8h.

Feiras e Varejões

A Feira do Produtor, marcada para a próxima segunda (12), não será realizada devido ao ponto facultativo, assim como o Varejão Noturno, de terça-feira (13) que acontece no Anhangabaú. As demais feiras livres e varejões diurnos funcionarão normalmente. Toda a programação, locais e horários podem ser consultados no site do Agronegócio e Abastecimento.

Feiras livres e varejões diurnos estarão funcionando durante o período de Carnaval

DAE

A DAE Jundiaí informa que a sede administrativa e os Postos de Atendimento da Vila Hortolândia, Centro, Ponte São João, Eloy Chaves e Poupatempo não terão expediente nos dias 12 e 13 de fevereiro (segunda e terça-feira). No dia 10 (sábado), a unidade do Poupatempo estará aberta das 9h às 13h.

Na quarta-feira (14), o atendimento será retomado às 8h nos Postos nos bairros e às 12h no Poupatempo.

Em caso de emergência, os munícipes podem entrar em contato com a DAE pela Central de Relacionamento, no telefone 0800 0133 155, com atendimento 24 horas. Mais informações também podem ser obtidas pelo site da empresa.

Parques

O Parque da Cidade vai abrir todos os dias, das 6h30 às 18h, com entrada permitida até as 17h, durante todo o Carnaval.

O Mundo das Crianças também vai funcionar todos os dias, das 7h às 17h, com entrada até as 16h. Para visitar no fim de semana, na segunda (12) e na terça-feira (13), é necessário agendamento prévio pelo site, conforme disponibilidade de vagas. As agendas para o Carnaval já estão abertas.

Para visitar o Mundo das Crianças é necessário agendamento prévio

Os demais parques funcionam normalmente, das 8h às 17h. Vale ressaltar que o Parque do Trabalhador (Corrupira) está fechado para reformas.

Complexos Esportivos

Todos os equipamentos para a prática de esporte e recreação estarão disponíveis para a população.  O funcionamento seguirá o esquema de horário de final de semana durante os três dias de Carnaval – sábado (10), domingo (11) e segunda (12), das 8h às 18h, e o Bolão, das 6h às 18h. Na terça-feira, dia 13, todos estarão fechados.

Serviço Funerário

Os cemitérios municipais Nossa Senhora do Montenegro e Nossa Senhora do Desterro permanecem abertos normalmente, das 7h às 17h, para sepultamentos e visitas. O atendimento do velório Adamastor Fernandes segue o funcionamento 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Assistência e Desenvolvimento Social

O Centro Pop (rua Marechal Deodoro da Fonseca, 504 – Centro), equipamento voltado ao atendimento à população em situação de rua, funciona normalmente até esta sexta (09), às 17h. O expediente normal volta na quarta-feira (14).

Durante o período de Carnaval, as equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS) dão continuidade às ações de busca ativa e ficam disponíveis para acionamento e atendimentos a chamados, 24 horas por dia, pelo telefone (11) 98531-0146.

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Igor Roberto
    Igor Robertohttps://noticiando.net/
    Paulistano, empreendedor e pai. Formado em gestão pública e graduando em Direito. É fascinado por temas relacionados a mobilidade urbana e o transporte público. É o redator de conteúdo dos sites de mobilidade do Grupo PLN. Quer entrar em contato com o Igor? Envie um e-mail para igor@grupopln.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS