Next crê que o BRT-ABC vá transportar 600 mil passageiros por dia

Foto: Henrique Santos/Ônibus Brasil

A Next Mobilidade, antiga Metra, crê que o seu corredor de ônibus rápido, o BRT-ABC, vá transportar 600 mil passageiros por dia, demanda maior que algumas linhas do sistema metroferroviário de São Paulo.

O corredor de ônibus foi o modal escolhido para o lugar da extinta Linha 18-Bronze do monotrilho, projeto cancelado pelo então governador João Doria.

Na época, Doria justificou que o corredor de ônibus era mais rápido de ser construído, e que em 2022 já estaria funcionando. Hoje, em 2024, nenhum trecho foi inaugurado e a promessa da atual gestão é que a inauguração ocorra em 2025.

Em troca da construção do BRT-ABC, a Metra ganhou a renovação antecipada da administração do Corredor ABD e levou toda a área 5 da EMTU, com as linhas intermunicipais que ali operam.

O BRT-ABC terá 18 km de extensão e deve operar com 92 ônibus E-trol.

O site MetrôCPTM confrontou a informação do corredor de ônibus ser capaz de transportar 600 mil passageiros por dia.

O porta-voz do BRT ABC, Flamínio Fichmann, garantiu que o sistema BRT pode transportar até mais passageiros por dia e que o intervalo pode ser inferior ao metrô e conta com 3 tipos de linhas que aumenta sensivelmente a capacidade em função da ultrapassagem nas estações, algo que não existe no metrô aqui no Brasil.

A Next Mobilidade nunca apresentou quaisquer estudos ou cálculos que comprovam tais falácias.

É preciso entender que o BRT não tem a mesma capacidade de um metrô e que, ao cancelar o projeto do monotrilho, a população do ABC saiu perdendo ao receber como “brinde” o corredor de ônibus da Metra.

Ninguém sabe quanto vai pagar para usar o serviço, enquanto na Linha 18, o valor cobrado seria o da tarifa vigente, que hoje é de R$ 5.

Caso o projeto tivesse sido levado adiante, a Linha 18-Bronze estaria pronta e já transportaria cerca de 340 mil pessoas por dia, demanda comprovada por meio de estudos e documentos da antiga concessionária.

Por outro lado, a Next Mobilidade não comprovou tal demanda e suas expectativas estão muito acima da realidade permitida. A população do ABC continua sem metrô e sem o tal corredor de ônibus rápido.

O que se sabe sobre o BRT-ABC

Confira abaixo os números que a Next Mobilidade fala sobre o BRT-ABC:

  • Capacidade de até 600 mil passageiros/dia, com demanda inicial de 173 mil passageiros/dia;
  • Operação com 92 ônibus totalmente elétricos fabricados no Brasil, com tecnologia nacional, inclusive baterias, por meio de parceria entre empresas como Eletra, Mercedes-Benz, WEG, Caio e outras;
  • Veículos de piso baixo, não poluentes, silenciosos e confortáveis, com wi-fi e ar-condicionado;
  • Trajeto em via segregada, com 16 paradas fechadas e mais três terminais;
  • Bilhetagem realizada nas paradas, antes do embarque nos veículos, facilitando o acesso; embarque em nível e ampla acessibilidade;
  • Custo total estimado em R$ 950 milhões, inteiramente a cargo da empresa privada operadora (Next Mobilidade);
  • Trajeto de 18 km, atendendo diretamente três municípios do Grande ABC (São Bernardo, Santo André e São Caetano), mais Diadema e Mauá (via Corredor ABD);
  • Interligação com três terminais: São Bernardo (Paço Municipal), Tamanduateí (Linha 2-Verde do Metrô e Linha 10 Turquesa da CPTM) e Sacomã (Linha 2-Verde do metrô e Expresso Tiradentes);
  • Três opções de linhas: Paradora, Semiexpressa (oito estações) e Expressa (só os terminais São Bernardo, Tamanduateí e Sacomã).