MRS anuncia compra de 30 novas locomotivas

A MRS Logística anunciou na quarta, 21 de fevereiro de 2024, a formalização de um acordo para adquirir 30 novas locomotivas ferroviárias da Série Evolution da Wabtec Corporation, em um investimento total de aproximadamente R$ 500 milhões. A entrega das primeiras unidades está prevista ainda para este ano, como parte do compromisso da empresa em modernizar sua frota e atender à crescente demanda no setor.

As locomotivas, do modelo ES44ACi, são equipadas com motores Evolution Series Diesel, gerando 4.500 cavalos de potência com apenas 12 cilindros. O motor de combustão interna de quatro tempos, com turboalimentação, visa aprimorar a eficiência energética e reduzir as emissões, resultando de um projeto focado na eficiência térmica da combustão em conjunto com um sistema de resfriamento de ar de dupla admissão.

Guilherme Segalla de Mello, presidente da MRS, destaca que a modernização da frota contribui para uma maior eficiência energética no transporte ferroviário, promovendo a sustentabilidade. A empresa busca a menor emissão de gases possível em suas operações, alinhando-se aos compromissos regulatórios com o Governo Federal e colaborando para o desenvolvimento sustentável.

A MRS ressalta que o uso de maquinários modernos e tecnológicos está em conformidade com práticas mais sustentáveis, visando a redução da poluição ambiental. As novas locomotivas ES44ACi apresentam uma redução de emissões de aproximadamente 5% em comparação com suas antecessoras, as AC4400, e o uso de materiais de alta resistência amplia significativamente os intervalos de manutenção em cerca de 28%, resultando em uma diminuição dos custos operacionais ao longo do ciclo de vida das locomotivas.

Danilo Miyasato, presidente e líder regional da Wabtec América Latina, destaca que as locomotivas ES44ACi oferecem alto desempenho, maior confiabilidade e redução das emissões de CO2. O contrato de longo prazo reforça a visão da Wabtec para uma rede ferroviária mais ecológica no Brasil.