MRS anuncia compra de 30 novas locomotivas

A MRS Logística anunciou na quarta, 21 de fevereiro de 2024, a formalização de um acordo para adquirir 30 novas locomotivas ferroviárias da Série Evolution da Wabtec Corporation, em um investimento total de aproximadamente R$ 500 milhões. A entrega das primeiras unidades está prevista ainda para este ano, como parte do compromisso da empresa em modernizar sua frota e atender à crescente demanda no setor.

As locomotivas, do modelo ES44ACi, são equipadas com motores Evolution Series Diesel, gerando 4.500 cavalos de potência com apenas 12 cilindros. O motor de combustão interna de quatro tempos, com turboalimentação, visa aprimorar a eficiência energética e reduzir as emissões, resultando de um projeto focado na eficiência térmica da combustão em conjunto com um sistema de resfriamento de ar de dupla admissão.

  • Você viu algum acidente na estrada ou no trânsito? Pegou congestionamento? Deu problema no ônibus? Observou falha no Metrô, CPTM, ViaMobilidade ou ViaQuatro? Viu incêndio? Marque @mobilidadesampa no Twitter/X ou nos Stories do Instagram ou envie mensagem para o nosso WhatsApp (11) 96292-9448. A sua informação pode ajudar outro passageiro ou motorista!
  • Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais: estamos no Twitter/X, Facebook e Instagram. Se inscreva em nosso canal no YouTube. Siga também o nosso canal no WhatsApp ou Telegram.
  • Você tem um negócio ou marca e deseja anunciar? Anuncie em nosso site ou redes sociais e impulsione sua marca para o topo! Saiba mais aqui.
  • Guilherme Segalla de Mello, presidente da MRS, destaca que a modernização da frota contribui para uma maior eficiência energética no transporte ferroviário, promovendo a sustentabilidade. A empresa busca a menor emissão de gases possível em suas operações, alinhando-se aos compromissos regulatórios com o Governo Federal e colaborando para o desenvolvimento sustentável.

    A MRS ressalta que o uso de maquinários modernos e tecnológicos está em conformidade com práticas mais sustentáveis, visando a redução da poluição ambiental. As novas locomotivas ES44ACi apresentam uma redução de emissões de aproximadamente 5% em comparação com suas antecessoras, as AC4400, e o uso de materiais de alta resistência amplia significativamente os intervalos de manutenção em cerca de 28%, resultando em uma diminuição dos custos operacionais ao longo do ciclo de vida das locomotivas.

    Danilo Miyasato, presidente e líder regional da Wabtec América Latina, destaca que as locomotivas ES44ACi oferecem alto desempenho, maior confiabilidade e redução das emissões de CO2. O contrato de longo prazo reforça a visão da Wabtec para uma rede ferroviária mais ecológica no Brasil.