Guincheiros realizam protesto na Rua Boa Vista contra suspensão dos leilões de veículos apreendidos

Guincheiros e profissionais do setor (trabalhadores de pátios, leiloeiros, peritos, entre outros) realizaram um protesto na manhã desta sexta-feira, 9 de fevereiro, na Rua Boa Vista, no Centro de SP, contra a suspensão dos leilões de veículos apreendidos.

O protesto foi realizado em frente à sede do Detran-SP e os guinchos também ocuparam a Rua Líbero Badaró.

O presidente do SINGUESP (Sindicato dos Guincheiros) disse à rádio CBN que o principal medo da categoria são as demissões e cerca de 20 mil empregos devem ser impactados. O Detran-SP disse à CBN que foram constatadas irregularidades nos leilões.

O SINGUESP denuncia problemas desde a mudança na direção do Detran-SP, com a chegada de novos gestores sem conhecimento do processo de apreensão e leilão de veículos. Isso resultou na paralisação dos leilões, que representam a principal fonte de renda das empresas de guincho. Enquanto anteriormente eram leiloados cerca de 140 a 150 mil carros por ano, em 2022 esse número caiu para 83 mil devido à gestão anterior ter deixado os preparativos prontos.

Desde 2023, nenhum leilão foi realizado e já estamos em fevereiro de 2024. A situação se torna crítica, pois as empresas dependem dos leilões para manter suas estruturas e funcionários, que chegam a 15 a 20 mil em São Paulo. Demissões são iminentes se medidas não forem tomadas.

O Mobilidade Sampa procurou o Detran-SP para mais informações sobre a suspensão dos leilões e o órgão enviou a seguinte nota:

“O Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) informa que a suspensão dos leilões aconteceu por constatação de ilegalidades e fraudes, que acarretavam em lesões aos cidadãos e aos cofres públicos. Novas regras já foram publicadas pelo órgão em novembro de 2023, quando o Detran-SP convocou os leiloeiros a apresentarem documentos para a retomada dos leilões. Porém, dos 46 lotes suspensos, apenas sete apresentaram documentação completa e comprovaram regularidade até agora. 

O Detran-SP está implementando um novo sistema que permitirá a regulação e o acompanhamento dos serviços de pátios oferecidos aos motoristas paulistas: um processo transparente, íntegro, auditável, eficiente e sem fraudes, que protegerá o direito dos cidadãos.”

https://www.instagram.com/p/C3GLtjcojZ3/