Estudantes de cursos noturnos contam com ações nos transportes metropolitanos que agilizam o retorno para casa

Em apoio aos estudantes de cursos noturnos, as empresas vinculadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) – CPTM, EMTU e Metrô – adotam estratégias operacionais para proporcionar viagens mais seguras e rápidas durante o retorno para casa. O objetivo é garantir um tempo maior para o repouso e melhorar a qualidade de vida dos estudantes, que iniciam o retorno para casa a partir de 21h30 nos dias úteis.

Algumas das estratégias adotadas incluem o aumento da oferta de viagens na Linha 1-Azul do Metrô, com seis trens vazios a partir das 21h15, partindo do Pátio Jabaquara até a estação São Joaquim, que concentra uma demanda significativa de estudantes noturnos. A equipe de funcionários, incluindo agentes de estação e segurança, é reforçada durante o período noturno.

  • Acompanhe o Mobilidade Sampa também nas redes sociais: estamos no X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube e LinkedIn. Se preferir, participe dos nossos canais no WhatsApp e Telegram para receber atualizações em tempo real.
  • Tem um negócio? Anuncie aqui e alcance milhares de leitores! Saiba mais
  • A CPTM mantém o menor intervalo possível entre trens no período noturno antes de recolhê-los aos pátios, principalmente na Linha 11-Coral, que atende a estação Estudantes, próxima a diversas faculdades que funcionam à noite. Além disso, a Linha 12-Safira e suas estações também são adaptadas para atender aos estudantes noturnos.

    A EMTU, por meio das concessionárias, assegura que ônibus continuem em circulação mesmo nas madrugadas nas regiões metropolitanas do estado de São Paulo para atender os estudantes. Em Mogi das Cruzes, Guarulhos e Baixada Santista, as linhas de ônibus têm viagens programadas até horários que possibilitam o deslocamento dos estudantes noturnos.